Resenha: Slave to Sensation - Psy Changeling #1 - Nalini Singh

| 13 comentários
Título: Slave to Sensation
Série: Psy-Changeling, Livro 1
Autor: Naline Singh
Páginas: 368
Ano: 2010
Editora: Gollancz

SINOPSE: Humano e animal, Lucas Hunter é um changeling faminto pelas emoções que os Psys desdenham. Depois de séculos de co-existência desconfiada, essas duas raças estão agora prestes a entrar em uma guerra, devido aos brutais assassinatos de várias mulheres changelings. Lucas está determinado a encontrar o assassino Psy que mutilou um membro de seu Clã, e Sascha é a porta de entrada para esta sociedade tão fortemente fechada. Mas ele logo descobre que essa fria Psy é muito capaz de paixão – e que o animal que vive dentro dele está fascinado por ela. Presos entre seus mundos conflitantes, Lucas e Sascha devem permanecer ancorados a suas identidades – ou sacrificar tudo para experimentar essa escura tentação...
Fui apresentada a série Psy-Changeling, da autora Nalini Singh, há quase um ano, e desde então me vi fascinada por um mundo fantástico onde nada tem limite. Apesar de conhecer a série a algum tempo eu infelizmente ainda não a completei; afinal são 14 livros lançados. E para o infortúnio dos deuses, nenhuma editora mostrou interesses na série, ainda. Aos que não leem em inglês, há livros traduzidos para o português na internet. Enfim, depois de decidir reler a série nas férias, trago a resenha do primeiro livro para vocês....


Slave to Sensation ou Escrava da Sensação - no português livre - é o primeiro livro da série Psy-Changeling que nos apresenta um mundo dividido em três raças: Humana, Changeling - que tem o poder em se transformar em animais - e Psy - raça que possui poderes mentais -. Neste volume iremos conhecer Lucas Hunter, alfa do clã de leopardos Dark River que está atrás de um assassino de mulheres changeling, que vem atacando a anos, e acredita ter uma oportunidade para desvendar esse mistério se aproximando da fria psy Sasha Ducan, com quem vem tendo negócios financeiros. 
Psy são conhecidos por ser friamente controlados, desumanamente práticos e impossíveis de serem levados à violência
Sasha Ducan é uma psy cardeal, porém o poder que todos sempre esperavam dela até agora só serviu para manchar o nome da família. Sasha é diferente, e todos sabem disso. Seu poder nunca apareceu e após vinte seis anos controlando suas emoções ela vem se quebrando aos poucos; o que pode causar um grande problema para ela. Afinal, a raça psy não sente, não amam, não odeiam, não invejam, não vivem, são frios como pedra. Entretanto nem sempre foi assim, após vários índices de violência entre a raça, foi criado o Protocolo Silencio, que silenciava todas as emoções dos psy, deixando assim uma raça perfeita - ao menos na mídia. Sasha sabe que é defeituosa e o repentino interesse de Lucas Hunter sobre ela só ira complicar cada vez mais seu lado, já que ela sente por ele coisas que há 100 anos foram silenciados dos psy: tesão, raiva, carinho, necessidade e amor. E isso a assusta, pois só há um caminho para os psys defeituosos ... a lavagem cerebral. 
Aquele que sentiam emoção... eram os inimigos e os inimigos não mereciam piedade.
E para complicar, Sasha é filha de um membro do Conselho, a poderosa telepata Nikita Ducan. Por fazer parte do Conselho; grupo de sete pessoas que administram o povo psy, Sasha acredita que sua mãe faz parte do grupo que vem escondendo assassinos de sua raça.  O que a faz se perguntar: Até que ponto Nikita chegaria para proteger o Silêncio? O que ela faria se descobrisse que sua filha está do lado dos inimigos?

E nesse bolo de emoções iremos conhecer um mundo frio, onde a politica é essencial, onde o poder é tudo e onde mentiras e segredos rolam a solta. Afinal, psy não são perfeitos? Será que Sasha é a única a sentir emoções que não deveriam? Quem é o assassino das mulheres changelings? 
Se não sentisse, não se lembraria. Se não sentisse, não iria chorar. E se não se sentisse, não doeria com cada batida do seu coração.
Quando comecei a ler a série confesso que fiquei confusa com um mundo tão complexo. Eu simplesmente não conseguia imaginar um mundo sem emoções; onde amar era proibido, onde sentir raiva era letal, onde ser diferente era sinal de morte ou reabilitação na certa. Mas como toda história bem escrita, a autora foi me conquistando aos poucos e quando fui perceber já estava no quinto livro da série. O livro tem uma narrativa gostosa, onde temos as visões dos dois protagonistas ficando assim, por dentro de tudo. É incrível a relação que a autora vai criando para Sasha e Lucas, afinal são duas raças diferente e que se tratam como inimigos a anos.
Ao menos por um momento, ao menos por um segundo, ela queria ser amada.
O mundo de Psy-Changeling se passa em um tempo bem afrente do nosso, em 2080. Onde a tecnologia é um fator bastante importante. A divisão das raças, no primeiro livro, tem uma explicação bem curta. Sabemos somente que, antes do Protocolo Silencio as coisas andavam bem, as raças cruzavam entre si e vivam harmoniosamente; sem preconceito ou descriminação. Mas com a chegada do implante as coisas mudaram, Psys se achavam superiores por serem a única raça com poderes mentais e não possuírem a fraqueza chamada emoção, sendo assim, se intitulando como donos do mundo. 

Changeling e Humanos foram deixados de lado, apesar de serem considerados apenas como animais irracionais, os Changeling possuem um grande saber e força entre eles, formado por bandos, estes são caracterizados como possessivos e extremamente protetores dos seus. O ódio que existe entre as raças é explicado somente de uma forma: Os Psy tiraram tudo aquilo que é essencial em um Changeling, as emoções. Então eis que sobra para os Humanos serem a ponte entre as duas raças, não possuindo nem a força dos animais, nem os poderes mentais dos psy, os humanos contribuem para que as duas raças não se exterminem. Não é explicado ou dado algum motivo da criação das três raças, só é bastante enfatizado que sem um o outro não vive.

Você vai deixar que centenas morram porque você deseja me manter viva por alguns dias?
Temos uma apresentação superficial do mundo, somente o essencial nos é apresentado, mas a autora soube deixar o leitor intrigado e curioso para os outros títulos.  Além dos DarkRiver somos apresentados a um outro grupo de changeling; os SnowDancer, clã de lobos. Há muitos tempos atrás Lobos e Leopardos lutaram contra si, mas os tempos mudaram e novas alianças devem ser feitas. Uma aliança banhada a sangue irá surgir, os inimigos são outros .... Será que Lucas e Hawke sustentaram suas promessas ?

Criativo, surpreendente e espetacular são as palavras que uso para definir o mundo criado por Nalini, apesar de ser um primeiro volume, a autora soube escrever e explicar seu mundo sem deixar confuso ou muito complicado para o leitor. O livro é recheado de tensão e um inicio de uma guerra, afinal os changeling estão em busca do assassinos de suas mulheres, e sua lei é bem clara; sangue por sangue, vida por vida. O que a autora reserva para o final desse livro? Somente lendo para descobrir.


Além de nos fazer deliciar em uma ótima história, a autora nos faz refletir sobre nosso mundo tão imperfeito, já pensou se do dia pra noite tivéssemos nossas emoções arrancadas de nós ? O que seriamos sem as principais emoções? Até mesmo chocolate essa raça Psy recusa, povo doido, onde já se viu recusar chocolate?

Enfim, espero que tenham gostado da resenha e que ela tenha sido suficiente para aguçar a curiosidade de vocês.

13 comentários:

  1. Oieee.
    Nossa que história louca, é necessário ler os livros para entender bem o enredo se não se perde.
    E a criatividade da autora hein? Foi longe, quem sabe um dia uma editora não se interesse pelos livros? Isso tem cara da Universo dos Livros viu!
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Heey!
    Adorei a premissa do livro, muito interessante e original =)
    Uma pena que ainda não seja publicado no Brasil, mas acho que ele tem cara de Rocco hahah
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gente, que estória é essa, meio complexa, mas como adoro fantasia, já me interessou! Sua resenha, mesmo tendo ficado grande ficou ótima! Consegui me situar bem com relação a estória, pena que o livro ainda não foi publicado por aqui né, mas já vou procurá-lo no goodreads. ^^
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que história interessante! Adorei a resenha e com certeza aguçou minha curiosidade :)

    ResponderExcluir
  5. Yasmin, adorei sua resenha, mas o livro apesar de parecer interessante não me deixou curiosa. Deixa pra próxima.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  6. Essa capa me dá um frio na barriga só de olhar. kk
    Sem sombra de dúvidas, eu não pensaria duas vezes antes de comprar esse livro, pois eu iria adquirir na hora! Quando um livro chega a esse ponto de me deixar com frio na barriga é que eu irei gostar... Assim que der quero ler esse livro.

    Ótima resenha! Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa muito interessante.
    Gostei do fato do mundo ser complexo, ainda mais se a história é bem escrita.
    Essa capa é bem agoniante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Vc conseguiu me deixar extramente curiosa, eu amo livros sobrenatural e mano qdo vai lançar no Brasil?
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, menina mesmo com sua empolgação com o livro eu não me senti atraída por ele, não gostei muito da capa e a sinopse até é interessante mas por algum motivo eu não fiquei curiosa com a leitura, sua resenha foi ótima, muito bem explicada.

    ResponderExcluir
  10. Oi Yasmin, tudo bem?
    Achei a premissa da história dessa série bem interessante! Gosto de histórias que envolvam elementos sobrenaturais então fiquei bem interessada por essa. Legal a autora ter introduzido bem a história nesse primeiro livro.
    Uma pena nenhuma editora aqui no Brasil ter publicado os livros.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Amo histórias criativas em que os elementos estão intricados e fazem parte de um todo. Adorei a premissa da história, mas me desanimei por serem 14 livros. Tenho a impressão de que os autores que escrevem tantos livros de uma mesma série não sabem a hora de parar, entende?
    Ainda assim, eu daria uma chance ao livro, sem dúvidas. Me chamou muito atenção as criaturas sobrenaturais presentes nele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olaa. Mais uma serie gigante para minha lista hehehe. A capa é muito interessante e adoro esse gênero de fantasia. Obrigada pela dica. E adorei a resenha!! Uhuu

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Yasmin, não conhecia o livro e nem a série, que por sinal é bem longa, gostei da premissa da historia e parece ter sido bem desenvolvida pela autora mesmo ela não dando tantas explicações *-* fiquei interessada e vou deixar anotado a dica e assim que chegarem minha ferias vou ler este primeiro livro *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.