Os diversos gêneros na literatura nacional

| 13 comentários

Olá leitores, vamos a mais um post da Maratona Setembro Nacional?
Hoje teremos uma pequena apresentação dos diversos gêneros que temos na nossa literatura. O objetivo disso, é mostrar a quantidade de livros maravilhosos que podemos encontrar.  Os livros linkados serão redirecionados para o facebook, resenhas no blog e skoob.

A ideia desse post surgiu da Marcella Rossetti, que esteve me ajudando nessa maratona inteira. Entretanto, foi a Thais Lopes que fez esse post ir ao ar, se dependesse de mim isso demoraria muito. As dicas da maioria dos livros surgiu dela. Bem, obrigado, seus anjos.




Esse gênero vem a cada dia ganhado força entre os nacionais, e vem me conquistando aos poucos, apesar de não ser um dos meus favoritos. 

Montanha da Lua, da Mari Scotti e Perdida, da Carina Rissi já foram lidos pela blogueira. E já deixo uma dica para vocês, leiam. Ambos são maravilhosos e peculiares. Perdida irá trazer uma história de amor que, literalmente, ultrapassa as fronteiras do tempo. Montanha da Lua, apesar de aparentar ser um livro de fantasia, por conta da capa e sinopse, é um romance de época maravilhoso. Logo terá resenha dos dois livros aqui no blog. 

A Promessa da Rosa está na lista de desejados desde seu lançamento e não vejo a hora de conferir o livro, só leio comentários positivos da obra e isso me deixa muito ansiosa. Desejo e Honra da Tatiane Durões, está na lista já tem um tempo.


Esse gênero tem se tornado bastante popular no Brasil, infelizmente ainda não conferi nenhum dos títulos citados. Distopia, da Kate Willians, ganhou seu novo lançamento pela editora Arwen. A Ilha dos Dissidentes e Sombras do Medo são títulos antigos nas lista de leitura. Cidades Mortas, do autor Dêner Lopes e Terras Metálicas, de Renato Nonato, são bem comentados na blogosfera. Não vejo a hora de conferir cada um.


A alta fantasia é um dos tantos subgêneros da literatura fantástica, onde os livros serão ambientados em mundos imaginários; que iram conter sua própria raça, cultura e história. Esse gênero costuma abusar de muita magia e elementos que compõe grandes batalhas. E oito brasucas irão representar o gênero. Todos os citados também não foram lidos, e estão disputando uma vaga loucamente na minha meta de leitura. A Chave dos Mundos, do autor Zeca Machado, será lido em breve e logo trarei noticias para vocês. A Profecias de Mídria é um livro que desejo a muito, muito tempo. E não vejo a hora de conferi-lo (a culpa é da capa)

Império de Diamante e O Castelo das Águias são livros recentes na listas de leituras, e prometem arrancar suspiros dos leitores. O rei dos malnascidos, Fúria dos Magos, Stânix e Os Dozes Guardiões da Luz  disputam uma vaga na meta. Esses livros estão todos na lista de desejados! 


Fantasia Urbana também é um dos subgêneros da literatura fantástica, e está entre meus queridinhos. Filhos da Lua: O Legado foi lançado recentemente na Amazon, e já tem até resenha no blog. O Ciclo da Morte também já foi resenhado, confira. Apesar de serem do mesmo gênero, os livros iram ambientar cidades e seres fantásticos totalmente diferentes. Vale muito a pena o conferir ambos. 

Insônia, Lobo de Rua, A escolhida, A liga dos artesões e A pistoleira se disputam na lista de "fura fila", são tantas opções que nem sei por qual começo. 


Sci-fi ou Ficção Científica também é muito bem representado pelos brasucas. Esse é um gênero novo na minha lista, mas que tem arrancado suspiros a cada leitura nova. Sentinela, nosso famoso batedor de ponto no blog (esse livro não sai daqui), foi o primeiro livro de ficção científica que li, então vocês devem imaginar meu encanto com o livro, né? Ele é maravilhoso e super recomendo. 

Artemísia, A guardião da Memoria, Amazônia e A primeira Alvorada são livros que conheci recentemente, e não vejo a hora de poder conferir as histórias de cada um. Os Filhos do Tempo, de Chaiene Santos e A Herdeira, de Tatiene Durões são conhecidos antigos da lista de leitura.


O gênero mais famoso, acredito eu, entre os nacionais é o romance. Apesar de ser uma literatura que gosto bastante, há muito tempo tenho desviado dela. 

Triângulo de Quatro Lados é o mais antigo na lista de desejados; e estou super ansiosa para conferir o livro, só leio comentários positivos. Louca por Você já foi lido e logo terá sua resenha no blog. Carina Rissi já foi citada em Romances de Época, e volta mais uma vez nas citações. Estou muito interessada na história que a autora irá abordar dessa vez. Depois Do Que Aconteceu é bem recente, o livro foi um estouro no Wattpad e agora ganha uma casa editorial, a Suma das Letras.

As Batidas Perdidas do Coração tem conquistado milhares de leitores, e estou mega ansiosa para conferir o livro, o que me falta é coragem. E Pelo Tempo Que For é meu xodó. Não, não li o livro. Sim, a culpa é da capa. Necessito urgentemente desse livro na estante! 


Os livros desse gênero são bem raros nas minhas leituras, e acredito que conheci poucos, apesar de ser tão comum. Um encontro Fatal e Ao meu ídolo, com amor; são as minhas capas favoritas (essas mulheres estão divando demais com essas armas). 

O Assassino já está há bastante tempo na minha lista de desejados, só me falta coragem para lê-lo. Não sei o que pensar sobre Dias Perfeitos, já li tantos spoilers do livro que fico até com medo de acabar não gostando da história. Rosa Imortal aparenta muito, a primeira vista, ser um livro sobrenatural, entretanto, esse romance policial promete arrancar muitos suspiros dos leitores.


E por último, mas não menos importante, estão os HOT. A lista de nacionais desse gênero é imensa, mesmo, e fiquei até receosa no que colocar ou não. Esse gênero está constantemente na minhas metas, mas são raros os livros que eu realmente gosto. Em sua maioria, são meus passatempos. 

Seguindo em Frente é o único dos citados que já li, confiram a resenha aqui. Comecei a ler Função CEO mas não consegui prosseguir. E Sugar e Aroma da Sedução estão disputando uma vaga na meta.  

O que foi apresentado é só uma pequena parte, é obvio que a literatura nacional contém diversos gêneros como, a Fantasia Contemporânea, Steampunk, Terror, Pós Apocalípticos, Infanto-Juvenis, Chick lit e entre muitos outros. Enfim, você notaram no tanto de livro nacional que tem por aí, né? 

Infelizmente não pude colocar todos que desejava, pois isso faria o post ficar imenso. Acredito que consegui mostrar um pouquinho dos nacionais que temos; e esse era o grande objetivo, falta agora você escolher qual gênero te agrada mais, escolher o livro e ..... boa leitura! 

Foi isso pessoal, espero que tenham gostado. Não encontrou seu nacional favorito entre os gêneros? Deixe sua dica nos comentários.

13 comentários:

  1. Aaah, que honra ter meus livros listados ali *-----* <3
    Fico feliz que A Pistoleira esteja chamando sua atenção. Espero que goste, e qualquer coisa pode me xingar via chat PAKOSAPOKSAPOSKAPOSK

    A matéria tá incrível. Eu sou apaixonado por Mistérios de Warthia. To lendo o segundo e os forninhos tão caindo um após o outro, difícil segurar tanta emoção junta G.G
    E eu to dooooido por Sentinela <3 OIUEHUTIGOHQIOUHGJFOIDQJEORWIF

    Obrigado por lembrarem dos meus livros. Muuuito sucesso pro blog, e espero que todos te surpreendam positivamente :3 <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmim,

    Adorei o post. Sempre falo que temos, em nosso país, todos os gêneros literários possíveis, para todos gostos. É só procurar aquilo que você gosta de ler. Parabéns!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. gentee so tem livro bom ai!!
    eu to querendo ler alguns (muitos) desses que vc colocou no post
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Post agem FANTÁSTICA!!
    Adorei e vou recomendar para meus alunos de escrita criativa também. Eles também estão se preparando para escrever, então conhecer os gêneros junto com os autores nacionais que se dedicam a eles será uma ótima experiência.
    Parabéns! Ficou show! \o/

    ResponderExcluir
  5. Que legal que você vai ler O Castelo das Águias, assim como os livros maravilhosos de vários outros brasileiros! Espero que goste bastante. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. Que lindeeeeeeza de post, gente! *-*
    Tantos livros incríveis e tanta diversidade nos gêneros, literatura nacional sempre um orgulho <3
    Muito obrigada por colocar A Profecia de Mídria entre eles, fiquei muito honrada pela lembrança!

    Beijos,
    Denise Flaibam.

    ResponderExcluir
  7. Extremamente honrada por estar entre obras excelentes!
    Muitooo obrigada pela indicação.
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  8. Olá, amei o post. Devo acrescentar que o mês de setembro está sendo muito bom. Adorando as indicações, só falta mesmo comprar.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Olhando para as minhas estantes depois da sua postagem percebi que estou em falta com literatura nacional, das minhas ultimas compras o único foi Sal. que eu ainda nem consegui ler. Vou aproveitar as suas dicas para ler mais!!!

    http://bibbibokkens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que lindeza de post!
    Fico muito feliz por ver tantooos livros nacionais na sua lista de lidos/desejados e ver o Sombras entre eles.
    Obrigada por todo o apoio, flor!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Olááá, amei o post e as indicações de livros!
    Alguns eu já conhecia e outros ainda não, porém gostei muito de conhecer! *----*
    Queria aproveitar o post de nacionais para te convidar a responder a tag da minha Campanha Literatura Brasileira!
    Amo nossa literatura nacional, a cada dia vem melhorando e se tornando ainda mais incrível, adoro quando vejo posts sobre nacionais me dá um orgulho e alegria enorme!
    Parabééns!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  12. MENINA, AMEI TODOOOOOS OS LIVROS QUE VOCÊ CITOU!
    Não vejo a hora de ler sua resenha de Montanha da Lua. Obrigada por ter gostado tanto *-*

    Beijocas, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  13. Oi Yasmin!
    Leia "As Batidas Perdidas do Coração" é um dor meus livros favoritos da vida.
    Não é clichê e você se envolve perdidamente nos personagens, te garanto.
    Seu post foi incrível, anotei vários livros aqui para ler. Sou uma fã da literatura Nacional.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.