Resenha: Cidade de Vidro - Cassandra Clare

| 7 comentários

Titulo: Cidade de Vidro
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 474
Saiba mais: Skoob | Amazon | Saraiva

Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.

=== Resenha ===

OBS: Esta é uma das resenha que tenho pronta há anos por isso tem uma parte em que cito o filme como se ele ainda não tivesse sido lançado. Só agora tive a oportunidade de postar a resenha. Vamos lá? 

De toda a série este foi o livro que mais teve ação, drama e sem sombra de dúvidas, mortes. Ele me deixou extremamente acabada, mas de um modo bom, pois me levou a extremas emoções; quando você acha que acabou por ali que não pode haver mais nada que te faça chorar ou simplesmente detestar ainda mais o vilão... Acontece algo novo que te faz subir pelas paredes. A meu ver tais reações são ótimas, pois mostra que o leitor está realmente conseguindo se afundar na história, adentrar ela e se imaginar no meio de tudo aquilo.


“Eu pensei talvez que isso pudesse ter esgotado,”Jace disse, mas ele não soava como se ele quisesse dizer aquilo.
“Se eu sentir o desejo de explodir em chamas, eu vou deixar você saber.” Simon nunca tinha tido muita paciência com Jace. “Olhe, você me pediu para vir por todo o caminho do centro só para você me encarar como se eu fosse uma placa de petri? Da próxima vez eu vou te enviar uma foto.
“E eu vou emoldurar ela e colocar em minha cômoda, “Jace disse, mas ele não soava como se coração estivesse com sarcasmo. “Olha, eu pedi para você vir aqui por uma razão. Mais do que eu odeie admitir vampiro, nós temos algo em comum.”
“O cabelo totalmente impressionante?” Simon sugeriu, mas seu coração não estava realmente nisso também. Algo sobre o olhar no rosto de Jace estava fazendo ele mais e mais desconfortável.
Página 12 – 13


Vocês vão realmente ficar felizes em saber que este é o livro que revela todos os segredos, este vai dar todos os nos que faltam nas pontas soltas, além de ter um final realmente surpreendente. Talvez este seja o motivo por eu ter me apaixonado tanto por este volume, talvez seja porque eu finalmente entendi tudo o que estava escondido e agora tudo fez realmente sentido para mim.


“Jace… o que você quer dizer?”
“Você é minha irmã,” Ele disse, finalmente. “Minha irmã, meu sangue, minha família. Eu deveria querer proteger você…” Ele riu sem som e sem nenhum humor… “Proteger você do tipo dos garotos que querem fazer com você exatamente o que eu quero fazer com você.”
Página 138


O livro começa com Clary arrumando suas coisas para ir rumo a Alicante, a capital de Idris, e assim, como nós já sabemos, encontrar o bruxo que sabe como salvar sua mãe da situação que se encontra. Jace de forma alguma quer aceitar o fato de sua irmã ir para aquele lugar, pois todos já estão cientes de que o próximo ataque de Valentine vai ser lá, afinal de contas, ele quer tomar o poder da Clave, assim como submeter os Caçadores das Sombras aos seus desejos mais obscuros.

"- Podia ter pedido qualquer coisa no mundo, e pediu a mim, por mim.
Sorriu para ele. Por mais que estivesse imundo, coberto de sangue e terra, era a coisa mais linda que já tinha visto.
- Mas não quero mais nada no mundo."
Páginas 321/322

Uma reunião é então convocada pela Clave para saber o que deve ser feito para impedir Valentine de destruir ou até mesmo tomar o poder de Alicante, porém nada é resolvido. Entretanto, conhecemos um pouco mais da Clave e até entendo um pouco do ódio de Valentine por ela. Notamos que a Clave é tão corrupta quanto os políticos postos no mundo mundano, não apenas isto, eles ainda são arrogantes e se acham capazes de enfrentar um exercito de demônios sozinhos, apenas pelo simples fato de terem preconceitos com Downworlders ou para que nenhum deles tenha que dar seu lugar no poder para uma espécie tão indesejada.

O livro não se dá apenas entre discussões sobre Valentine ou lutas, mas também temos o lado emocional ao qual se trata de Jace e Clary e seu conflito amoroso, porém posso prevenir vocês de que isto é resolvido neste volume, de uma vez por todas, finalmente temos uma resposta concreta se eles vão ficar juntos ou não.

Ao terminar este volume fiquei com imensa vontade de ir para o próximo e desta vez não estava com o coração apertado já prevendo que eu sofreria junto com nossos protagonistas por sua história de amor incestuosa mal resolvida. Espero realmente que Cidade dos Anjos Caídos não me tire o sentimento bom de que tudo ficara bem entre Clary e Jace.

7 comentários:

  1. Ooi
    Nunca li nenhum livro da série, morroo de vontade de ler. Mas a lista de desejos só cresce e sempre deixo pra depois e não compro. :(
    Um dia eu leio! Kkkkk
    Beijos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, nunca li esse livro, mas tenho vontade de começar a ler essa série, pois tenho curiosidade para conhecer essa série que tem uma legião de fãs e agora até tem uma série. Adorei a resenha e pretendo ler em breve.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oii! Não tive a oportunidade de ler nenhum livro da série ainda, mas como sempre os comentários são positivos, tenho muita vontade de ler... Além disso, as capas são lindas! Achei que era só eu que fazia resenhas e deixava guardada hahah

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tenho muita vontade de ler os livros da Cassandra, e gostaria de ler Os Instrumentos Mortais antes de assistir a série, só não sei se vou resistir, rsrs.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Olá Jessica!
    Eu não li os livros dessa série, mas estou acompanhando pelo seriado. É muito bom quando conseguimos entender a história e quando todas as perguntas são respondidas.
    Adorei a sua resenha e ainda tenho interesse em ler os livros.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Olá moça, tudo bem?

    Curto bastante essa série mas ainda me falta ler os livros 4 e 5.
    Bem, espero que vc não leve a mal, mas me senti lendo spoilers declarados aqui, mas acho que é por já tê-lo lido e aí meus pensamentos foram encaixando as coisas. rs
    Me deu vontade de ler o 4 e o 5 agora. XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiii santa saudade senhor!!!!!! Amo esse livro é o meu segundo preferido da saga, o meu número um é a Cidade dos anjos caídos! Espero que ame também e sinta esse aperto no peito que tia Cassandra causa na gente! Biejos

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.