MARATONA: Entrevista com Lhaisa Andria

| 2 comentários
Olá Leitores, tudo bem ? 
Hoje teremos a participação da Lhaisa Andria aqui no blog, ela é autora da série Almakia, publicada pela Editora MODO, e condenadora do Selo Lumus - selo de fantasia da MODO. É um grande prazer para o blog estar recebendo uma pessoa que se dedica tanto para os nacionais, pois como vocês devem saber, a MODO é uma editora 100% voltada para autores nacionais e o Selo Lumus também, porém com exclusividade para os gêneros da fantasia. 

Como estamos em época de Maratona Nacional, resolvi chamar uma pessoa que além de autora é coordenadora de um selo bastante importante no meio editorial. Vamos Conferir?

Para quem não conhece os livros da autora vai uma breve apresentação:

Almakia - A vilashi e os Dragões 
Saiba mais: Skoob - Selo Lumus - Pagina da autora - Site do livro
Em um mundo onde existem pessoas com capacidades extraordinárias vivendo em uma sociedade abastada e preconceituosa, desde pequena Garo-lin foi uma garota deslocada: uma vilashi frequentando o exclusivo Instituto de Almaki Dul’Maojin. Mesmo sendo tratada como uma simples e inevitável pedra no caminho dos orgulhosos almakins, engole todo o seu senso de justiça, tendo por único objetivo terminar sua educação e voltar para sua vila. Porém, devido a um incidente, ela se vê presa pelas circunstâncias e, dali por diante, todo o seu destino está nas mãos dos temidos Dragões de Almakia.

Almakia - Além dos Segredos
Saiba mais:  Skoob -  Selo Lumus - Pagina da autora - Site do livro
Após perderem uma importante aliada e serem abandonados pelo seu líder, os Dragões perdem também seus títulos e enfrentam a realidade de não serem mais bem-vindos no Domínio onde nasceram. Sem escolha, eles ajudam Garo-lin na missão de proteger os vilashis e de continuar o trabalho começado por Kandara. Indo além dos Segredos, eles encontrarão muito mais do que amigos e inimigos. Nessa jornada, passado e presente precisam se unir para que os Dragões possam novamente ditar o futuro de Almakia.

ENTREVISTA:
BLOG - Olá Lhaisa, agradeço a sua participação na entrevista e fico muito feliz que tenha aceitado. Deixo essa questão em aberto para sua apresentação.
AUTORA: Olá! Sou a Lhaisa Andria, autora nacional, mesmo que esse nome não pareça muito nacional :D Entrei oficialmente para o mundo editorial em 2012, com a publicação do primeiro volume da série Almakia, pela MODO Editora. Porém, desde os 12 anos já escrevia histórias de fantasia, algo que piorou aos 14, quando conheci o mundo das fanfics de Harry Potter. De lá para cá foi um pulo no precipício com várias consequências, sendo a principal delas ter conhecido a Paula Vendramini. Aventurarmos-nos nesse mundo de fãs-escritoras até chegarmos ao nível de termos publicações originais. Consideramos os anos dedicados às fanfics como um laboratório de escrita. Nele descobrimos nossa voz própria para contar histórias, e isso faz toda a diferença em nossos livros e no trabalho que desenvolvemos na coordenação do Selo Lumus. 

Agora, especificamente sobre mim: sou catarinense, mas vivi no Paraná a maior parte da minha vida, no interior (sim, tenho sotaque de dois tipos diferentes de ‘r’s); leonina (detalhe-absoluto importante); sou formada em Letras, e atuei como pesquisadora na área de fanfics durante esses anos acadêmicos (além de escrever, claro, sempre :D); vivo em Foz do Iguaçu dede 1992, cidade com vários pontos turísticos (mas com um clima de extremos que nos desafia a continuar sendo moradores todos os anos); tenho mania de organizar eventos relacionados com livros e nerdisses (com fama nos eventos de animes por ser aquela que sabe cantar todas as músicas da lista do animekê, meu super poder inútil); e (a última coisa a dizer, mas que é importante), só pareço ter 15 anos, já não tenho há muito tempo xD 

BLOG - Como é coordenar um selo que mexe com o sonho das pessoas? 
AUTORA: Muita responsabilidade e dedicação! É algo completamente diferente de ser só escritora, com um compromisso muito mais abrangente. Você não só lida com os sonhos das pessoas como com as expectativas de quem espera pelo resultado final do trabalho. Entre tudo isso, existe uma infinidade de detalhes técnicos – tanto do desenvolvimento das histórias em sim, quanto da confecção do livro –, que precisamos observar, o que demanda tempo. Nosso compromisso com o Selo é encontrar histórias únicas, e ajudá-las a em seu caminho nas produções nacionais. Estamos ainda no começo dos trabalhos, com somente 5 livros (e como 3 deles são nossos, ainda parece algo muito ligado ao nós como escritoras). Agora que finalmente estamos na fase de lançamento desses primeiros trabalhos, poderemos dar início às outras, e expandir os trabalhos do selo. 

BLOG - Você é uma autora com bastante experiência no meio literário. O seu mais novo lançamento é em parceria com a autora Paula Vendramini, mesmo após vários lançamentos e coordenar um selo editorial, bate um medo na hora da publicação? 
AUTORA: Sempre xD O momento da publicação é quando todo o trabalho de anos sai das nossas asas e voa para o mundo. A partir daí, ele estará por conta, tendo que conquistar leitores por si mesmo, enquanto tudo o que podemos fazer é assistir de longe. É bem isso que falam de relação mãe e filho mesmo. Porém, como não é o primeiro, tem também o fato de já saber aproveitar o momento: o medo não ofusca a sensação de conquista, de finalmente poder apresentar ao mundo aqueles personagens aos quais nos dedicamos por muito tempo. Essa magia de dar vida e compartilhá-las é uma das melhores coisas de ser escritor xD 

BLOG - O bom de ler livro nacional é que você sempre pode estar batendo um papo com o autor. Como autora, como você lida com os fãs? 
AUTORA: Antes de tudo, eu também sou leitora. Fui muito antes de ser escritora. Então é super fácil bater-papo com os fãs, porque temos um mesmo assunto em comum: livros! O que mais me dá trabalho nas conversas é desviar das indiretas para conseguir spoilers das séries (tanto Almakia quando Devoy, da Paula). Também tem muitos que conversam comigo não por terem lido meus livros, mas para pedir conselhos sobre como publicar. Para esses sempre tento esclarecer da melhor forma possível, porque é algo que teria me ajudado bastante na época que eu ainda estava só imaginando ter um livro publicado. 

BLOG - Na sua opinião, qual a maior dificuldade encontrada pelos autores nacionais no Brasil ? 
AUTORA: Olha, há um tempo, a resposta certamente seria publicar. Porém, com a tecnologia das gráficas de hoje, se você tiver a quantia para pagar o serviço pode ter seu livro publicado. O publicar em si já não é mais uma linha de chagada, mas sim um dos primeiros obstáculos superados. O desafio mesmo está no depois, no fazer o seu livro sobreviver, fazer com que ele conquiste leitores. Porém, existe um grande problema aí: o que faz um livro sobreviver e conquistar está no antes do publicar, não no depois. É esse o ponto em que muitos autores nacionais tropeçam. Por mais esforço e tempo que eles dedicam em divulgação, de nada adianta se a história não tem potencial para tanto. 

Penso que isso é umas das consequências da facilidade de se publicar: temos muitas opções de livros publicados sem que haja um processo de qualificação do conteúdo deles. Então quem tem um livro realmente excelente pode passar despercebido, perdido em meio a tantos. O melhor meio de divulgação de todos continua sendo o leitor. E se os leitores estão decepcionados com conteúdos fracos de leituras anteriores, como convencê-lo de que agora pode ser diferente? É complicado, não? :D Ainda, lidando com originais, o que eu mais percebo é que tem muita gente tentando fazer mais do mesmo, principalmente em fantasia. É importante que os autores não pensem em ser os Tolkien ou J.K Rowling brasileiros, e sim serem eles mesmos. Afinal, quem eram esses autores antes de publicarem seus livros? Quando você escreve da sua forma, mesmo que esteja usando um cenário utilizado em outras mil histórias, ela será diferente por ter o seu filtro. Se você alcançar esse pensamento como escritor, coisas como encontrar editora, custos de publicação, conseguir vender os livros e conquistar leitores serão dificuldades facilmente superadas. Luz única, essência, uma voz que pertence somente àquele escritor, são essas coisas que buscamos no que lemos, o que tentamos passar em nossos livros e é o que transportamos para o Selo Lumus xD 

BLOG - Quando teremos o próximo lançamento de Almakia? Tem novos projetos a vista? 
AUTORA: Almakia 3 está terminado e passando pela fase de últimas leituras para começar a produção do livro. Pretendo lançar ele no ano que vem, mas só poderei dar certeza sobre isso no final do ano. Almakia 4, aquele-que-fechará-esse-arco-da-série, já começou a ser escrito, mas bem no início ainda :D 
Projetos sempre tem vários, e praticamente todos eles em parceria com a Paula. Temos os livros da Série Versus (que a princípio era para ser um livro único, mas não aguentamos), um que é diretamente continuação da trama e outro que é relacionado. Temos um romance-comédia, o Minta Comigo, onde pela primeira vez estamos escrevendo sem usar nenhum elemento relacionado com magia (provavelmente nosso próximo trabalho juntas a ser lançado). Temos também outro projeto que chamamos de Últimas Vezes, em andamento há alguns anos, que um dia terminaremos. Na verdade sempre escrevemos juntas antes, nas fanfics, então podem esperar várias coisas escritas à 4 mãos para o futuro xD 

BLOG - Qual é a dica que você deixa para os autores que estão começando agora? 
AUTORA: Aquela mesma da dificuldade: seja você mesmo! Escreva sobre o que você gosta, não o que vende. Não pense em fazer igual, pense em mudar o jogo com o que você faz. O primeiro leitor que devemos conquistar é a nós mesmos: você tem certeza que gostaria de perder tempo, dinheiro e espaço na estante com esse livro? Não fique pensando que o que você escreveu é muito bom, prove que é. E se você consegue ter toda essa confiança em seu trabalho, vai em frente! Essa aventura dá medo e muito trabalho, mas vale a pena se for isso mesmo que você quer para a sua vida xD 

BLOG - Você tenta passar alguma mensagem no seu livro para os leitores? 
AUTORA: Acho que a principal mensagem em todos os livros que escrevo reflete muito do que eu sempre fiz em toda a minha vida: não importa nossas diferenças, importa o que fazemos com elas. Tanto Almakia quanto PvsW lidam com o assunto de ser diferente, de várias formas. Isso é usado como combustível para as tramas. Espero a partir das conclusões dos personagens os leitores façam ligações com as próprias situações que enfrentam no dia a dia, e que de alguma forma isso ajude. Não posso mudar o mundo com meus livros, mas fazer alguém dar um sorriso sincero com eles já ajuda bastante xD


Gostaria de agradecer a Lhaisa Andria por ter participado da entrevista e colaborado para a Maratona Setembro Nacional. Espero que vocês tenham gostado da autora convidada e fiquem no aguardo que na sexta teremos um TOP 5 especial. Beijos, 

2 comentários:

  1. Oi Yasmim, não li os livros ainda, mas é sempre bom conhecer um pouco mais dos autores. Parabéns pela entrevista.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.