MARATONA: Entrevista com Dáfne Freitas

| 1 comentários

Olá Leitores, tudo bem ?

Hoje teremos uma entrevista especial com a autora Dáfne Freitas, escritora de O Despertar do Guardião, que foi lançado recentemente pelo selo Talentos da Literatura Brasileira da editora Novo Século. A Dáfne é parceira do blog e está colaborando para a Maratona Setembro Nacional. O livro já foi lido e resenhado no blog, confiram aqui. Para quem ainda não conhece o livro da autora, confiram o post de apresentação aqui.
BLOG - Como foi o processo de escrita do livro O Despertar Do Guardião? 
AUTORA: Foi bem rápido até, eu achei. Eu já tinha uma ideia da história, e sabia onde ela devia começar e terminar, então criei guias, com tópicos que listavam o que devia acontecer em cada capítulo. Fiz isso para equilibrar o livro, e para que houvesse uma distribuição boa da ação durante todo ele. A verdade é que eu começava seguindo estas guias, e no meio do caminho tinha uma outra ideia sensacional, e aí tinha que rever essas guias todas a cada três capítulos que escrevia. Quando empacava em alguma cena eu sorria para a música, porque isso sempre me inspirava, e ficava ouvindo uma música até que conseguisse ver a cena que precisava escrever. No geral, levei dois meses escrevendo a história, e mais quatro meses entre revisões e adaptações (para que esse livro conversasse com os outros dois da trilogia).

BLOG - O que você espera que seus leitores sinta ao lerem seu livro ? 
AUTORA: Eu espero que o leitor se envolva com os personagens principalmente. Sintam raiva quando eles sentirem, sorriam quando eles passarem por algo bom, que se identifiquem com eles. Acho que isso é o que eu mais queria, porque criar um personagem com quem os leitores se identificam e torcem por ele, é sensacional, é como eternizar a sua criação.

BLOG - Na sua opinião, qual a maior dificuldade enfrentada pelos autores nacionais no meio editorial ? 
AUTORA: Primeiro o preconceito com os livros nacionais, principalmente os de fantasia. EU achei que já melhoramos muito nesse sentido, mas ainda há muita gente com esse preconceito. Já participei de alguns grupos de leitores e é bem comum achar quem não leia nada que seja nacional. Isso influencia na decisão de uma editora, quando ela tem que escolher entre publicar um nacional muito bom, ou um estrangeiro não tão legal, é possível que ela escolha o estrangeiro por conta disso. Mas estamos superando isso! Hoje há muito mais editoras que acreditam na força da literatura brasileira. A segunda maior dificuldade é encontrar uma editora que acredite no seu livro. E até entendo, com a demanda de livros que eles recebem para avaliação, deve ser bem difícil fazer esse filtro mesmo, ainda mais sendo a primeira obra do autor.

BLOG - Um autor que te inspirou a escrever ? 
AUTORA: Acho que não teve um autor que me inspirou a escrever. Eu, na verdade, busquei os autores como referências para a minha escrita, mas a ideia de escrever não foi inspirada por nenhum deles.

BLOG - Quantos livros terão a Saga Legião Branca? Há projetos novos para outras séries? 
AUTORA: Por enquanto a saga é uma trilogia, mas deixei espaço para continuar caso julgue interessante, ou caso apareça alguma ideia sensacional. Não tenho nenhum projeto para outras séries ainda, digamos que estou com uma “ressaca literária” enorme, do meu próprio livro! Rsrs Atualmente não consigo pensar em outro universo que não seja o cenário que criei. Acho que se for criar algo completamente diferente ainda vai levar um bom tempo, pois tenho medo de cair na mesma receita, e os livros ficarem semelhantes. Acho isso um pouco frustrante e acaba ficando sem graça pro leitor também.

BLOG - Como você se defini como autora? 
AUTORA: Está aí uma boa pergunta... hahaha Não sei. Acho que sou uma autora razoável ainda. Pretendo melhorar muito. De fato tenho facilidade em criar cenários e desfechos, gosto das cenas de ação e por isso tendo a trabalha-las melhor. Ainda preciso caprichar um pouco mais nos romances.

BLOG - O Despertar do Guardião é um livro que passa várias mensagem, entre elas a da amizade e companheirismo. O que você tenta transmitir aos seus leitores?
AUTORA: Companheirismo, amizade, amor fraternal (procurei mostrar através do Nova e a Zira, de como eles se protegem um ao outro, e mesmo o relacionamento do Héricles com o irmão Beto, que apesar de estarem em lados opostos inicialmente, se respeitam), respeito, por exemplo, o Nova e a Si estão em lados opostos, mas quando há a oportunidade de debaterem suas diferenças eles respeitam os ideais de cada um. Em paralelo, eu incluí sutilmente alguns temas que eu acho importante serem debatidos e serem percebidos. Por exemplo, a luta por uma política justa que acontece durante o livro é algo que pode servir de inspiração para a nossa realidade, o cuidado com o meio ambiente, a importância da amizade... São coisas que procurei reforçar de maneira leve, mas que faz pensar.

BLOG - O que podemos esperar do próximo volume da saga? 
AUTORA: O próximo livro tem mais magia, mais criaturas fantásticas, mais mundos a serem explorados, lendas... E um jogo “político” muito maior, que envolve não só planetas e Planos, mas também reinos muito maiores do que eles sequer imaginavam. Podem esperar os forninhos caírem.


Foi isso pessoal, espero que tenham gostado da entrevista dada pela autora. Confiram mais sobre o livro aqui. Beijos e até a próxima. 

1 comentários:

  1. Não conhecia a autora, mas ela parece sensacional, muito simpática e deve escrever muito bem. Vou procurar os livros o quanto antes.
    Eu mesmo já fui um desses que só lia livros internacionais, mas por não pesquisar muitos livros nacionais, não por preconceito. Agora que to com um blog acabo conhecendo mais livros daqui
    Beijo
    http://os-jovens-leitores.blogspot.com/

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.