Resenha: Coração Artificial - Viviane L. Ribeiro

| 0 comentários

Título: Coração Artificial 
Autor: Viviane L. Ribeiro
Editora: Editora Multifoco
Ano: 2014
Páginas: 309
Sinopse: 
Gabriel é filho de um importante magnata da indústria de órgãos artificiais, e Alicia é apenas uma estudante inteligente o bastante para ter uma bolsa de estudo na mesma faculdade privada que Gabriel frequenta. O fato é que eles nunca teriam se conhecido se Gabriel não tivesse parado para ajudar Alicia com seus livros e muito menos se aproximado tanto se não a tivesse visto cantar em um bar numa noite.
Então acontece um acidente de carro.
E estranhamente as pessoas próximas a eles estão tentando mantê-los afastados, e enquanto isso, eles vivem a vida naturalmente, acreditando que o acidente não trouxe nenhuma consequência para suas vidas.
Mas a verdade é que estão completamente errados.

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Primeiramente gostaria de agradecer a Paula de Franco, do blog Paradise Books, pela chance de participar do book tour. Muitíssimo obrigada. Enfim, vamos a resenha?

O livro nos apresenta Gabriel, filho de um dos maiores empresários no setor de órgãos artificiais. Apesar de viver regado de dinheiro e muito luxo, Gabriel, é um garoto simples e sem muita ambição na vida. Com seu futuro planejado desde pequeno pelo seu pai, resta a ele seguir a linhagem de sucesso da família. O que Gabriel não esperava era que uma certa garota dos cachinhos incontroláveis aparecesse em sua vida.
Não é que eu seja do tipo ingrato. É só que não importa o quanto eu tenha motivos para me sentir completo, nunca realmente me sentirei assim. É isso o que me faz humano. Estar eventualmente correndo atrás de algo na tentativa de sentir realmente completo.
Alicia é uma jovem bolsista na universidade de Villanova, assim como Gabriel, ela está cursando Engenharia, só que diferente dele, por motivos próprios. Alicia é espontânea, e tem uma vida simples e modesta. E ao conhecê-la Gabriel se vê encantado por sua beleza e inteligência. Ele só não esperava, mais uma vez, que seu futuro já estivesse ditado e que, mesmo se as escolhas fossem outras não haveria um final feliz. 

Ao aceitar participar do book tour, fiquei muito feliz de encontrar pontos de vistas positivos da história no skoob, o que só atiçou minha vontade de ler. Porém, com o decorrer da leitura o mesmo encanto não aconteceu comigo.
O livro tem um diferencial ao ser narrado no ponto de vista do personagem masculino, o que acabou me conquistando de cara. Mas apesar disso, o livro acabou mostrando vários pontos negativos.
A verdade é que não importa o quanto o homem evolua e as coisas grandiosas que eles consigam criar, jamais conseguirão fazer algo com tanta perfeição quanto Deus; 
Coração Artificial teria um trama legal se tivesse sido mais trabalhado pela autora, uma pena. Pelo fato do livro ser narrado por Gabriel, achei que faltava mais ação por parte do personagem, mais sentimentos, mais envolvimento, mais interesse, mas acabamos nos deparando com um personagem terrivelmente vago, e que, apesar de se dizer simples e não ligar para o dinheiro era totalmente dependente de tal. Eu entendi o problema que era a relação com seu pai, mas achei que para um garoto jovem traumático, ele deveria ser mais rebelde. Mas o significado de rebeldia para Gabriel era apostar rachas com seu carro e não ir contra seu pai.
Tenho vivido a vida para depois viver o sonho.
Em todo momento da leitura eu ficava esperando ansiosamente para que ele se rebela-se e se torna-se quem ele realmente queria ser, e achei que com o envolvimento de Alicia talvez isso viria a calhar, mas fiquei somente na expectativa. Pois foi como se ela simplesmente não acrescentasse nada demais a sua personalidade. Além do romance, que não conseguiu me passar aquele sentimento mútuo. Soava forçado, não colou.
Eu só... Estou inconformada com o curso do rio. Mas eu estou tentando. Você sabe, aquela coisa sobre viver a vida sem deixar nada para depois?
Tanto como os principais, os personagens secundários não conseguiram me cativar. Eles eram superficiais demais, infelizmente não consegui sentir aquela sensação gostosa de leitor e personagem.
O irmão da Alicia, que tinha tudo para ser um ótimo personagem, não foi explorado. O problema com os pais do Gabriel, um ponto que eu desejava que fosse trabalhado, não foi. Várias pontas acabaram ficando soltas e terminamos com  um final que veio para causar, no meu ponto de vista.
Eu não consegui sentir metade do que os leitores do skoob disseram sentir, e sinto muito mesmo. Fiquei com as expectativas muito alta e acabei me decepcionando. 
Enfim, espero que ao lerem tomem suas próprias conclusões. Talvez eu seja uma chata, mas a verdade é que não consegui me apegar em nada da historia, ela tinha potencial, mas não colou. 

Top Frases:
Chega um tempo na vida que você só quer parar e esperar, por mais que não saiba definidamente o que está esperando
Era como se ela nunca tivesse existido, exatamente como uma ilusão. 
Acaba que viver não é como estar em um parque de diversão. Estar vivo é como assistir a um filme de terror sem saber o que encontrará a seguir.

Links para mais informações:

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.