Para Sempre - Kim e Krickitt Carpenter

| 8 comentários
Olá pessoal, como estão?
O livro de hoje é PARA SEMPRE, uma história real, vivida e contada por Kim e Krickitt Carpenter.



Título:Para Sempre
Autor: Kim e Krickitt Carpenter
Editora:Novo Conceito
Ano:2011
Páginas:144

Sinopse: A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.




A vida não é justa; é apenas a vida. Todos têm momentos em que sentem como se estivessem à deriva, abandonados mesmo... Mas não é verdade. Não pra quem tem fé.
Tudo começou em 1992, com alguns telefonemas. Kim Carpenter, treinador do time de beisebol da Universidade de Highlands, liga para uma empresa de confecção de roupas esportivas. É atendido por uma alegre, agradável e atenciosa vendedora: Krickitt. Algo em sua voz e personalidade intrigou e encantou o esportista.
O que havia naquela pessoa chamada krickitt que, de repente, fizera com que me sentisse como um adolescente nervoso e apaixonado?
Começa-se uma série de ligações: discussão de preços, cores, tamanho, num. de pedido.
Inúmeros telefonemas, primeiro sobre as jaquetas esportivas, mas depois os assuntos foram ficando mais pessoais. Quando deram conta, conversavam horas e horas e no fim do mês, a conta telefônica chegava a 500 dólares. Viviam em cidades diferentes, Krickitt, também fanática por esporte e uma talentosa ginasta, morava na Califórnia e ele em Las Vegas.

O relacionamento de ambos foi desenvolvendo: horas de conversa no telefone, troca de longas cartas, envio da temível foto- e se não gostar de mim?-, e o primeiro e grande encontro em pessoa, cara a cara, um fim semana juntinhos. Tudo correu as mil maravilhas. Nascia-se aí um belíssimo casal.

No decorrer dos meses, agora namorados, a distância não foi um imprevisto, arranjaram encontros e venceram todo aquele drama: conhecer a família, parentes e amigos. Logo, resolveram dar um grande passo: noivado e casamento. Um pedido super- hiper- mega romântico e uma cerimônia fantástica- super diferente o porta alianças, vocês amaram hahaha-. Uma linda festa com direito a lua de mel em Maui, Havaí.
Krisxan,passei a amá-la muito desde que a conheci. Agradeço a você por me amar dessa maneira tão bela e especial. Prometo amá-la e respeitá-la completamente. Prometo sustentá-la e protegê-la em tempos de necessidade e dificuldade. Prometo ser fiel, honesto e aberto; devotar-me a cada uma de suas necessidades e desejos. Acima de tudo, prometo ser o homem por quem você se apaixonou. Eu amo você.
É, as suas vidas estava parecendo um conto de fadas.Mas, infelizmente, acontecerá o inevitável. No dia de Ação de Graças, o feliz casal resolve fazer a primeira visita de casados aos pais de Krickitt, em Phoenix. Na estrada, eles se envolvem em um terrível acidente, a traseira do veiculo é atingida por uma caminhonete em alta velocidade. Kim ficou gravemente ferido: rosto cortado, orelha rasgada, nariz mutilado, costelas quebradas, mãos fraturas.Porém o estado da sua esposa era ainda pior, muito crítico. Desenganada da medicina, com 1% de vida, pressão arterial baixa, sequelas celebrais, rosto distorcido e irreconhecível.
Devido às lesões celebrais que havia sofrido, o corpo dela estava ligado a todo tipo de aparelho. Seu corpo estava preso a mesa, e ela se mexia tentando se soltar das correias que a prendiam, seu corpo estava agitado pelas convulsões. Seus olhos e lábios ainda tinham uma coloração arroxeada e escura. Todo o seu corpo estava inchado como um balão, e sua cabeça estava do tamanho de uma bola de basquete. Pude ver que havia tubos que lhe entravam pela boca e nariz, e outros que desapareciam por baixo dos lençóis;

Milagrosamente, Krickitt começa a apresentar sinais de vida e a recuperar.Mas perceberam que ela não se lembrava de nada ligado ao marido, não tinha a menor ideia que quem era aquele homem. Krickitt desconhecia seu esposo.No acidente, ela perdera a memória.
- Krickitt, quem é seu marido?
Krickitt olhou para mim novamente e voltou a olhar para o terapeuta. Eu tinha certeza de que todos podiam ouvir meu coração batendo enquanto eu esperava, em meio ao silêncio e ao desespero, pela resposta da minha esposa.- Não sou casada. 
“Não! Meu Deus! Por favor!
O narrador, Kim, conta os acontecimentos do livro. Mas o que me chamou a atenção foram os pouquíssimos diálogos na narração, porém, engana-se quem pensa que a leitura ficou maçante, é bem leve. Kim conseguiu passar, pelas palavras, todas as emoções da sua vida: o amor por Krickitt, o sofrimento do acidente, o desespero, aflição, dor, desesperança, medo. Na leitura o leitor consegue sentir tudo, o que torna o livro emocionante e cativante. 

Sabe, o personagem me agradou muitíssimo. Mostrou ser um homem de caráter, bondoso, amoroso, paciente. Carpenter honrou os votos feitos à mulher “na saúde e na doença”, lutando pela sua recuperação e fazendo o impossível para estar junto dela. Isso me surpreendeu, já que o relacionamento amoroso dos autores, tudo foi muito rápido e eram recém-casados. Não é qualquer pessoa que esta disposta a passar por isso, sei que muitos abandonariam a causa. A obra, a fé em Deus e a religião esta sempre presente e percebi que foi isso que levou o casal a tentar novamente. Para Sempre me ensinou três coisas: a fé move montanhas, o amor supera todos os obstáculos e amizade lhe dá força para lutar e vencer.

Na historia temos as emoções da esposa sob o ponto de vista de Kim. Fiquei curiosa para saber, das suas próprias palavras, como ela se sentia quando todos- pais, parentes, amigos- diziam que ela era casada, mostravam-lhe fotos e vídeos da cerimônia. “Este é seu marido, você casou com ele”. Há algumas passagens que trazem pequenos trechos do diário dela, mas achei muito raso e superficial. Esperava que, no final do livro, houvesse comentários de Krickitt, algo que não aconteceu. A capa do livro é muito bonita, com os atores que interpretam os Carpenter nas telinhas. Mas já que o livro é uma história real, poderiam ter colocado a foto do casal. Concordam?

Mesmo chegando ao fim deste livro, nossas vidas continuarão a seguir seu rumo. Quando você fechar este livro, quero que se lembre de que, durante a vida, você vai enfrentar momentos muito difíceis, mas é possível encontrar a força que precisa em Deus. Se está faltando alguma coisa em sua vida, peça. Você será atendido. Comprometa-se, e todos os compromissos assumidos serão duradouros. Para sempre.

Na primeira imagem, o casal em seu casamento, 1993. As outras duas, eles no lançamento do filme,2012.


Nas telinhas

No cinema, a atriz Rachel McAdams incorporou Krickitt Carpenter e Channing Tatum foi o escolhido para interpretar Kim. O filme conta também com participação de atores como Scott Speedman, Jessica Lange, Sam Neill.


As escolhas dos atores foram certeiras. Em comparação ao livro, o filme teve muitas controvérsias e distorções. Por exemplo, os desentendimentos e problemas familiares e até um triangulo amoroso, algo que em Para Sempre não existe. Mas, a obra cinematográfica soube passar, aos espectadores, as emoções do acidente e a luta para reconstruir a vida e conquistar a mulher amada.



Leram o livro? Assistiram ao filme? Não se esqueçam de comentar!













8 comentários:

  1. Olá minha querida tudo bem? Adorei o post, seu blog é ótimo!
    Gostaria de ganhar 20 dólares que equivale a R$47,00 para você gastar na loja Sammydress (loja internacional) ?
    Acesse e saiba como: http://www.estiilocarol.com.br/2014/03/sorteio-cartao-presente-de-20.html

    Super beijo, espero você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,
      Fico feliz por ter gostado da resenha e blog, visite-nos sempre.
      Beijos!

      Excluir
  2. Ola Ana
    Eu adorei o livro, achei o Kim o homem mais perseverante do mundo, poucos teriam a paciência que ele teve, simplesmente lindo, mas não gostei do filme, achei chato e cansativo sem contar que mudaram muito a historia, Parabéns pela resenha ficou muito legal, recomendo com certeza o livro.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,
      Kim é um homem de caráter que encantou os leitores. Falando do filme, as mudanças foram gritantes, algo que decepcionou os amantes da obra. Alegro-me ter gostado da resenha.
      Beijos e abraços!

      Excluir
  3. Olá :]
    Já vi esse livro em algum lugar, mais nunca me interessei por ele.
    Na verdade, nunca tinha parado pra ler a sinopse. A capa não tinha me agradado.
    Bom, agora, com sua resenha, estou vendo ele com novos olhos.
    Assim que tiver a oportunidade vou lê-lo, sem pensar nem duas vezes :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayane,
      Fico contente por incentiva-la a ler o livro. Desde já desejo-lhe uma boa leitura e que se encante.

      Excluir
  4. Já li este livro e gostei bastante, gostaria de poder ver o filme também.!!!

    Um abraço, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2014/03/o-circo-da-noite-erin-morgenstern-por.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, Para Sempre é um livro muito gostoso. Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog.
      Abraços!

      Excluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.