Jogos Vorazes - Suzanne Collins

| 8 comentários



Olá pessoal, tudo bem com vocês ?
Que saudade desse cantinho, então, vamos a mais uma resenha de um livro?

Título: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco jovens leitores
Ano: 2010
Páginas: 397

Sinopse:
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

E que a sorte esteja sempre ao seu favor.

Resenha:
Depois de sua mãe entrar em uma paralisia por causa da morte de seu pai, Katniss, assume o cargo de chefe da família. Então assim, com 11 anos ela tem que se virar para trazer comida para casa. Como sempre caçou junto ao seu pai, ela não teve muitas dificuldades para se adaptar, mas mesmo se dedicando a dia inteiro de caça, sua família ainda passa fome; sua irmã mais nova, Prim, e sua mãe. 
Katniss mora no distrito 12, o ultimo distrito, e com isso o mais pobre. Cada distrito contribui para a Capital, o distrito 12 contribui com o carvão. 
Após a uma rebelião dos 13 distritos contra as severas regras da Capital, 12 distritos foram derrotados e o distrito 13 foi destruído e, como ensinamento para os revoltosos a Capital criou os Jogos Vorazes. Como punição, cada distrito tinha que oferecer uma garota e um garoto como tributo, somando no total 24, esses 24 tributos são jogados em uma arena para poderem matarem um ao outro até que só reste um. Mas isso não é suficiente, a Capital obriga a todos a tratar os Jogos como uma festividade, transmitindo para toda a Panem os Jogos Vorazes. 

O sistema da colheita é injusto, com os pobres ficando com a pior parte. Você se torna elegível para a colheita no dia em que completa doze anos. Nesse ano, seu nome é inscrito uma vez. Aos treze, duas vezes. E assim por diante até você atingir a idade de dezoito anos, o ultimo ano elegível ...
Mas aí vem a jogada. Digamos que você seja pobre e esteja passando fome ... Você pode optar por adicionar seu nome mais vezes em troca de tésseras (um tipo de grão, comida) Cada tésseras vale um escasso suprimento anual de grãos e óleo para cada pessoa. Você também pode fazer isso para cada membro de sua família.

Então agora com dezesseis anos, Katniss, tem seu nome inscrito vinte vezes na colheita. Porém, o inesperado acontece, em vez de seu nome que tava mais vezes, é o nome de sua irmã que foi selecionado, o nome que esteve pela primeira vez na colheita. Não suportando a ideia de assistir a sua frágil irmã morrer em uma luta sangrenta, Katniss se oferece como tributo. Mas as coisas não poderiam ficar piores quando o nome de Petta Mellarck é chamado. 

Jogos Vorazes faz super jus das boas criticas que recebeu, como não amar esse livro ? Como não amar a trilogia ? Faz algum tempinho que havia lido, porém li em pdf, e tive uma péssima impressão pois continha muitos erros de português e quando tive o livro notei que haviam partes cortadas também - quase infartei -
A estória é narrada pelo ponto de vista de Katniss, contando um pouco de sua vida ao desenrolar do livro. Amei o modo como a Suzanne escreveu o livro. O mundo que ela criou é maravilhoso. Ela soube dar vidas a cada personagem e fez com que cada um tocasse o leitor - to triste só de pensar em ler o ultimo livro - 
Katniss, o que falar da Katniss ? Pare já de elogiar aquela personagem mimizenta que ao longo da serie cresceu porque aqui as coisas são bem diferente. 
Mas o que nos ajuda ficar vociferando contra a Capital .... Não muda coisa alguma. Não torna as coisas mais justas. Não enche nosso estômago.
 Ela já estava pronta antes mesmo de saber, e ao longo da vida teve que aprender a se fechar até para própria mãe (só os fortes entendem). 
Não saio por aí amando todo mundo que encontro pelo caminho, meus sorrisos não aparecem com facilidade, mas me importo com as pessoas.

Amei como a personagem se dedica a irmã, como seu amor por ela é maior que tudo. E quanto aos outros personagens que me cativaram como, Cinna, Haymitch, Gale , Petta. 
Apesar de parecer tudo uma farsa e de o romance não ser o seu forte, Katniss sente algo pelo seu amigo tributo que logo terá que matar. 
E se eu pudesse eu ficaria horas e mais horas escrevendo de como esse livro é ótimo. Porém, só peço que se você ta evitando o livro porque ele virou modinha ou porque ele virou filme, você tá perdendo uma estoria muito boa. 

Obs: Esse livro me deu uma sede, uma sede adoidada . Será porque né ? 

Top Frases:
Você não esquece o rosto da pessoa que representou sua última esperança.
Pessoas gentis conseguem se instalar dentro de mim e criar raízes. 
Então, aprendi a controlar a língua e a mascarar minhas feições de modo que ninguém pudesse jamais ler meus pensamentos.
Beijos pessoal .. 








8 comentários:

  1. Olá, como vai?
    Já li esta série e assisti ao filme dos "Jogos Vorazes".
    Confesso, relutei muito pra ler, rsrs. Meu noivo ficava: "amor, ler esses livros. Ler esses livros" passei muuito tempo com a trilogia dele aqui em casa, até o dia em que li, e devorei estes livros.
    São muito bons, além de fazerem um pesada crítica social. Gosto disso.

    http://incriativos.blogspot.com.br/2014/02/fahrenheit-451.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Italo. Os livros não focam somente no amorzinho e bla bla bla , ele foca na guerra, na politica, no desperdício principalmente ...Amei eles por isso ..

      Beijos, e obrigado

      Excluir
  2. Olá tudo bem ?
    Acabei de ler este livro e minhas top frases, são duas iguais às suas eu gostei muito do livro, Parabéns pela resenha !
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro também, a unica coisa que me perturbou um pouco foi que a historia era contada pelo ponto de vista da Katniss, mas de resto, eu amei.
    Resenha muito boa, parabéns!

    http://the-phantom-of-the-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou fã de distopias, mas ainda não consegui ler esta série, estou mesmo acompanhando os filmes, que são de tirar o fôlego, quem sabe este ano embarco nos livros.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Cida, então os livros vão fazer você ficar sem ar totalmente . Recomendadíssimo !

      Excluir
  5. JV é um dos meus livros favoritos, amei demais ele e o filme tbm *.*

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pela resenha e forma como escreveu.
    O livro Jogos Vorazes é muito bom e virou 'febre' entre os leitores, a Collins conseguiu nos prender para saber o que ia acontecer e queríamos que tudo acontece rápido, mas, ao mesmo tempo, não queríamos isso. Deduz-se que a Katniss não morre no primeiro livro, porque ela é a protagonista, okay - pequeno spoiler.
    O segundo livro é ainda melhor que o primeiro, acontecem tantas coisas que você chega a ficar embasbacado rs, já o terceiro livro me decepcionou muito :(
    Não esperava aquele final.
    Mal posso esperar pelas próximas resenhas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.