Selo: Eu Amo Literatura Brasileira. Participe !

| 14 comentários

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Trago algo diferente, desde de quando eu comecei com o blog - não muito tempo -  conheci bastante pessoas legais, blogueiros, leitores, seguidores do blog e isso é uma das coisas que me faz continuar com esse espaço que tento melhorar a cada dia. 
Bom pessoal, eu notei também nesse tempo que, os blogs tem uma grande influência com seus leitores e isso é uma coisa difícil de se conquistar, mas que por sinal é uma grande gratificação. E com isso e em cima disso, eu e alguns blogueiros amigos tivemos a iniciativa de criar o selo Eu Amo Literatura Brasileira. 

Por que o selo ? 

Em todo o tempo do blog, foi raras as vezes que vi blogueiros incentivar e resenhar livros brasileiros. Uma coisa triste de se ver, já que, há livros brasileiros tão bom quanto os estrangeiros. Qual o problema ? Talvez seja o preço dos livros, confesso, os preços são realmente salgados. Mas, há pessoas que preferem mil vezes comprar um livro estrangeiro de R$ 30,00 do que um brasileiro pelo mesmo preço. E isso é um coisa que realmente preocupa. Ano passado - no final do ano - o jornal americano The New York Times, circulou com uma reportagem, que a profissão de escritor no Brasil é a "mais patética de todas as profissões", houve uma grande repercussão que trouxe várias críticas e opiniões tanto dos leitores e escritores. 
Mas o que causa isso, o que causa a impressão de que a profissão de escritor é a mais patética ? Acredito que, o Brasil melhorou e muito na questão de literatura, algum tempo atrás eu e muitos brasileiro não tinham como hábito a leitura constante, é claro que, isso tem que avançar e muito, mas é algo que deve ser conquistado com calma e muita paciência. O problema é, muitos leitores acabam dando prioridades há livros estrangeiros e deixando de lado os de seu próprio país. Isso sem levar ao fato do tabu que os livros nacionais receberam, como "livro brasileiro é chato", "é sem noção", "não tem emoção", "só os clássicos são bons" o que é uma grande mentira já que temos como exemplo Eduardo Sporh autor do livro A Batalha do Apocalipse que vendeu milhares de livros por todo o Brasil. 
A cada 10 livros lidos, 1 é brasileiro - e é só por que a professora pediu - e isso é uma coisa que acaba me deixando muito triste, não tenho a intenção de ser escritora - sou grata aos escritores por me proporcionar algo tão maravilhoso - mas acredito que a pessoa tem que nascer com o dom e eu não nasci com ele. E não estou aqui fazendo propaganda para livro e editora alguma, só estou tentando melhorar essa situação em que nos encontramos e por isso tive a ideia e ajuda de alguns blogueiros para fazer isso sair do papel. 

Como funciona ? 
Se dessemos a oportunidade de ler pelo menos uma vez no mês um livro brasileiro melhoraríamos muito e essa é a proposta que tenho pra você blogueiro e para você leitor. 
Blogueiros, faça parte disso. Incentive seus leitores e á você mesmo a ler livros nacionais. Isso trará uma melhor visão que temos sobre os livros, sei que é difícil, na maioria das vezes não encontramos pessoas para falar de um determinado livro e isso nos chateia, isso acontece muito com as pessoas que leem livros nacionais, acredite, é uma situação chata.Tente ignorar o fato do livro ter um preço mais elevado, é claro que alguns são o olho da cara, e as vezes vem aquela duvida, será que vale á pena? Mas então pesquise, fale com quem leu, fique de olho em promoções! 
Nós do blog Miih e o Mundo Literário e outros blogueiros responsáveis pela iniciativa iremos a cada semana postar alguns livros brasileiros que valem a pena ser lidos e conhecidos.

Os blogs participantes dessa iniciativa são : Romances de Dona Caroline e Setembro  
Para os blogueiros que quiserem aderir a esta iniciativa, podem entrar em contato com qualquer um dos blogs e avisar que esta fazendo parte dessa empreitada. E é claro colocar o banner no blog. E explicar a iniciativa.
O objetivo dessa iniciativa não tem fins lucrativos, só queremos, juntos, mudar a imagem e incentivar a literatura nacional. 

Também estamos no facebook, a pagina foi criada com a finalidade de divulgar os livros de forma mais ampla. Faça parte e curta a fan page da iniciativa Eu Amo Literatura Brasileira

Obs: Não estou aqui dizendo que todos os blogueiros leem somente livros estrangeiro, mas sim á maioria. E é essa maioria que incentivou o selo a ser criado.

Obrigado,








14 comentários:

  1. Oi, Yasmin! Achei essa ideia super legal, mas eu sou meio complicada pra seguir essas coisas. Costumo ler o que me dá vontade, não importando se é brasileiro ou estrangeiro. rs
    Por mais que os livros brasileiros que melhor funcionaram para mim foram clássicos. Já li "A Batalha do Apocalipse" e foi o livro que mais detestei na vida, empatato com o outro brasileiro que li, O inverno das fadas. Aí estou meio desestimulada. Contudo, estou louca pra ler a série Fazendo Meu Filme. rs

    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia,
      Obrigada, isso sempre acontece, as vezes um livro que é bom para mim talvez não seja para você. Mas o selo não tem regra, nem impõem a ler literatura nacional, só que você tente adicionar isso como um habito também.
      A questão do selo é divulga-lo e divulgar livros bons, é assim que o selo funciona. Pense bem.
      Obrigada mesmo assim.

      Excluir
  2. Olá, indiquei o seu blog na tag/selo “Liebster Award”, espero que goste.
    http://devoradoresdepags.blogspot.com.br/2014/01/selo-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  3. Oiee Mii ^^
    aaah, eu gostei muito dessa iniciativa, até porque EU particularmente apoio a literatura nacional, na verdade compro mais nacional que estrangeiro, e a cada livro lido tenho me surpreendido e gostado cada vez mais u_U
    Vou salvar esse post, e ainda essa semana, o mais tardar na próxima estarei colocando ele no meu blog =)
    Feliz 2014 e Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Adorei sua iniciativa!
    Eu ainda não criei um blog, mas criei um grupo no Facebook e um canal no youtube intitulado Viagem Pelo Brasil em 54 Livros no qual o pessoal deve tentar no decorrer do ano ler e resenhar o livro de 2 autores de cada estado brasileiro. Se tudo der certo eu vou mudar o nome do grupo e do canal ano que vem para continuar alimentando-os com os outros livros nacionais que lermos nos próximos anos.

    Espero que mais gente se una tentando introduzir a literatura brasileira nas estantes dos leitores!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mii, adorei a sua iniciativa, e quero participar sim, confesso que tinha um grande preconceito com os livro brasileiros, mas depois de começar a ler livros brasileiros eles se tornaram meu favoritos, eu amo os livros da Paula Pimenta, adoro o livro Simplesmente Ana da Marina Carvalho, Perdida da Carina Rissi, Azar o Seu da Carol Sabar, Sábado a Noite da Babi Dewet... São tantos livros brasileiros que eu adoro, foi a mesma coisa quando eu li o Livro das Princesas pra mim os contos das autoras brasileiras foram os melhores, parabéns mesmo pela iniciativa =)

    Bjão

    http://www.corujaleitora.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Yasmim tudo bem?
    Então acho muito bacana essa iniciativa. Os escritores brasileiros estão cada vez melhores e seus trabalhos precisam ser conhecidos!
    Eu tenho vários amigos virtuais que são escritores e estou sempre indicando o trabalho deles.

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!!! Fiquei sabendo desse Selo e vim aqui dizer o que acho...
    ACHEI DEMAIS!
    São poucas as pessoas que conhecem/gostam/incentivam a literatura brasileira, e as muitas pessoas que sobram criticam absurdamente. Muitas delas nunca leram ou se leram foi a mando dos professores e as vezes esses professores passam a visão errada de um dado livro (experiência própria).
    Achei muito interessante a iniciativa e acho, que o meu blog já participou sem saber hahaha
    Eu e minha amiga (o blog é uma parceria nossa), dedicamos o mês de dezembro (ano passado) à literatura brasileira, justamente com esse fim, fazer as pessoas melhorarem a visão que elas tem em relação aos livros e aos escritores, escritor bom não é só Machado ou Drummond.
    Caso queiram dar uma olhada nos livros que já resenhamos que são brasileiros, claro (http://acampamentoliterario.blogspot.com.br/search/label/literatura%20brasileira)

    ResponderExcluir
  8. Olá Yasmim!
    Eu gostaria de fazer do projeto, gosto de literatura nacional apesar de ter lido alguns poucos livros e quero incentivar a minha própria leitura e a de outras pessoas.

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Vi seu recado lá no Skoob e fiquei super interessada! Muitas vezes as pessoas tem esse 'preconceito' contra a literatura brasileira, perdendo a oportunidade de conhecer histórias fantásticas e dar a chance de um apoio a um autor brasileiro!
    Quero muito participar do projeto, pode me colocar nele!!
    Infelizmente não gosto de colocar muitos banners no blog, mas vou fazer um post com a imagem (na verdade já estava pensando em fazer algo do gênero) e a convido para ver :)
    Beijos e parabéns pela iniciativa! :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Yasmim, essa iniciativa é ótima, e espero realmente que mais pessoas comecem a ler livros de autores nacionais. Estamos com uma geração incrível de escritores e isso tem que ser divulgado. Acredito que há uma certa rejeição por livros nacionais por causa da obrigatoriedade de ler aqueles clássicos na escola, que são, na maioria das vezes, chatos e de leitura difícil, muito distante da realidade atual dos leitores em idade escolar. Se cada um de nós, blogueiros, divulgar um pouquinho os novos autores, a tendência é que mais leitores se interessem, e essa situação possa estar superada em poucos anos.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. legal a iniciativa. Apesar que eu já leio lit. brasileira porque amo um bom clássico rsrsrs

    indiquei tag pro blog, confere lá :D
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/01/tag-11-things-about-me.html

    ResponderExcluir
  12. Adorei a iniciativa! Não sei se é coincidência, mas estou lendo atualmente exatamente o livro do Eduardo Spohr =D
    Eu sou escritora e super apoio a literatura nacional. Com certeza participarei deste selo! Parabéns pela iniciativa e sucesso a todos nós!! =D

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu vi o projeto no Cantinho da Maah, e como já disse a ela, me senti encorajada por essa postura por ser uma aspirante a escritora. Muito legal mesmo a sua iniciativa. E espero que logo eu tenha também meu espaço e possa ver pessoas lendo e gostando do que escrevo.

    Beijos, Luu
    http://degradeinvisivel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.