Resenha: Como eu era antes de você - Jojo Moyes

| 5 comentários


Título: Como eu era antes de você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Ponto de vista:  Tudo vai bem na vida de Louisa Clark – Lou – uma jovem de 26 anos que namora com o mesmo cara – Patrick – a quase sete anos.  Com o orçamento já apertado na casa dos pais, Lou é a responsável de sustentar quase toda as despesas da família, mas a sua vida vira um verdadeiro inferno quando – esta – perde o único emprego que teve na vida.  Com 26 anos Louisa nunca foi muito ambiciosa, sempre gostou do seu serviço – atendente de um café – e por isso nunca mudou, até que, o café foi fechado e Lou se vê no olho da rua sem qualificação alguma.
Sem muitas opções de emprego e com a pouca experiência que tem, Lou encontra o serviço de cuidadora de um tetraplégico, um emprego que é muito bem remunerável por sinal.

Will Traynor é um tetraplégico de 35 anos que, após sofrer um grave acidente, se encontra preso em uma cadeira de rodas, necessitando sempre de pessoas para fazer as mínimas coisas no dia-a-dia. Com a vida limitada em uma cadeira de rodas, Will se torna uma pessoa rancorosa, mal-humorada e armarga. Mas isso muda com o passar das semanas, até Lou e Will se tornarem grandes amigos. 
Will esta convencido de que, sua vida não vale mais a pena e quer dar um fim nessa dor e vergonha. Mas, Lou está decidida a mostrar o sentido da vida, e convencê-lo de que, mesmo com as limitações ele ainda pode ser feliz.
Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama
Demorei para fazer a resenha desse livro, e mesmo assim, sinto que ela ainda esta incompleta, de que esta faltando alguma coisa muito importante.
Esse livro mexeu totalmente no meu psicológico, é daquele tipo de livro que no começo você ri sem parar, no meio você solta aquele sorriso de choro e no final você está chorando. E mesmo que me falem que é somente um livro, que é tudo fictício eu ainda vou chorar – e estou chorando agora – porque é uma coisa inexplicável.

O livro no começo dava uma bela estória de amor clichê, com um tema diferente. Só que no final da uma reviravolta, e eu fiquei sem chão ao terminá-lo de ler. 

Os personagens são todos muitos bem construídos, cada um tem uma passagem importante na estória, e eu amei todos, até o idiota do namorado da Lou – Patrick – que não dava a mínima para ela. O enfermeiro de Will – Nathan – mesmo que, pouco citado pela Lou ele me cativou. Apesar que, no livro temos uma versão de cada personagem, o que é muito bom por sinal.

Se você se sentiu interessado neste livro, sinto muito dizer, você vai chorar. Mesmo que você tenha um coração de pedra, desculpe, este livro vai fazer ele amolecer. Já aproveita e compra alguns lenços e deixa do lado. 

Ei pessoal, vocês não tem noção de como foi difícil fazer esta resenha, o livro ainda esta e sempre vai ficar no meu coração.
É isso. Você está marcada no meu coração.
Top Frase:
- E esses foram - falei - os melhores seis meses da minha vida.Fez-se um longo silêncio.
- Engraçado, Clark, os meus também. Então, meu coração se partiu e não me importei que ele sentisse meu corpo estremesse com soluços. Aquilo me sobrecarregou, partiu meu coração, meu estômago, minha cabeça, me invadiu e não pude aguentar. Achei que, sinceramente, não aguentaria.- Não chore, Clark - murmurou ele. Senti seus lábios nos meus cabelos. - Por favor. Não faça isso.

5 comentários:

  1. Esse livro estou louca para ler e irei comprar junto com A culpa é das estrelas, porque tenho certeza que vou chorar muito...MUITO , MUITO , MUITO E MUITO. ;---;
    A história parece trazer uma carga enorme sobre humanidade e amor (:
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carol, eu li esse livro e fiquei com medo de ler A culpa é das estrelas, por que sinceramente vou ficar desidratada . E isso me preocupa !

      Excluir
  2. Também está na minha lista de desejados, porém tem tantos na frente qee não sei quando vou conseguir...

    ResponderExcluir
  3. Oii Yasmim, tudo bem?
    Espero que sim! Bom amei a forma como você resenhou a história de "Como eu era antes de você" simples e objetiva! Parabéns!!! Já tinha ouvido falar do livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha!!!
    Bjus!!
    coisasdeanalima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu estou pirada por esse livro a muito tempo, mais ainda não consegui encaixa-lo na minha lista de leitura, acho muiiito fascinante essas histórias que nos trazem reflexão! Ótima resenha flor!! Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.