Resenha: Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon

| 20 comentários

Título: Tudo e Todas as Coisas
Autor: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 304
Saiba mais: SkoobSubmarinoAmazon
*Livro cedido pela editora


O livro nos apresenta Madeline Whittier - ou Maddy - uma jovem de 18 anos que conhece o mundo apenas pelos livros. Maddy nunca teve a oportunidade de ir à escola, ou de ter amigos. Sua vida é resumida em seu quarto, sua mãe e sua enfermeira, Carla. 

Mas a diferença entre saber e ver pessoalmente é a diferença entre sonhar que se está voando e voar de verdade. 

Madeline tem IDCG - um tipo raro de doença que ataca seu sistema imunológico, isso faz com que ela seja alérgica a tudo; até mesmo ao um simples toque.  Ela sempre se conformou com a sua doença, desde pequena foi ensinada de que um simples deslize colocaria tudo a perder. Entretanto, tudo isso muda com a chega de Olly, seu novo vizinho. Lindo e misterioso, Oliver é tudo o que Maddy nunca foi; saudável, forte e cheio de esperança. Até que o inevitável acontece. 

Às vezes você faz as coisas pelos motivos certos e outras pelos errados. Há ainda aquelas vezes em que é impossível saber a diferença.

Há muito tempo venho desejando um livro que consiga me tirar de uma ressaca sem causar grandes estragos, e esse livro foi Tudo e Todas as Coisas. A escrita da autora é simples e rápida, e quando fui me dar conta o livro já estava acabando.

Apesar de soar bem clichê, o livro trás mensagens importante ao leitor e que me fez refletir após a leitura. A autora soube misturar o romance, comédia e drama, fazendo com que o livro não ficasse cansativo. Os personagens são encantadores, e totalmente humanos. Eu consegui sentir todas as suas dores e medos, mesmo que tivesse do outro lado, só observando.


Tudo e Todas as Coisas é divertido e dramático, sofri com a personagem desde o inicio. É impossível não sofrer, leitores. Maddy nunca conheceu a vida além das paredes de sua casa, sua única amiga é Carla, sua enfermeira. E a sua mãe, após a perda de seu irmão e seu pai, nunca mais foi a mesma. E apesar de ter uma doença que pode matá-la a qualquer hora, e viver numa bolha de proteção; ela não é do tipo de garota que reclama de tudo. Muito pelo contrário. A sua vontade de viver é tão grande que contagia.

Talvez crescer signifique desapontar as pessoas que você ama.  

O livro tem uma diagramação simples e contém ilustrações fofas sobre as anotações de Madeline, o que deixa tudo ainda mais leve. Apesar de ter adorado a história, fiquei um tanto decepcionada com o final. A autora soube apresentar todo o drama, mas acabou correndo com o desfecho da história. E isso foi um tanto decepcionante, afinal, a leitora doida aqui queria saber o que tinha acontecido com cada personagem, e como eles seguiriam em frente após todo o ocorrido.

Enfim, indico a leitura para aqueles que procuram um livro simples e suave. Principalmente para aqueles que buscam sair da ressaca sem muito sofrimento. Que foi o meu caso. 

20 comentários:

  1. Oi Yasmin, eu quero muito ler esse livro, e a sua resenha me deixou ainda mais motivada a querer ler esse livro. É mais interessante ainda por ser uma leitura leve, mas ao mesmo tempo acredito que pode trazer mensagens bem importantes sobre relações, oportunidades, mudanças, sofrimentos e demais sentimentos nas cenas. Espero poder ler em breve.
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  2. Oie. Que pena que o final do livro não te agradou, mas adorei saber que tem romance e drama na medida certa e eu estou bem curiosa com essa história para ver como maddie vai lidar com tudo isso, a história dela parece muito boa, ainda mais quando você menciona que ela tem muita vontade de viver.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem contigo?
    Nosso blog também recebeu o livro em parceira com a editora, mas infelizmente não tive a chance de ler e quem leu foi meu colega, eu li várias resenha ( inclusive a do meu blog rsrs) e achei super encantado e fofinho a história, espero poder ler o livro em breve. Achei a diagramacão muito fofa e o marcador é super lindo. Adorie a sua resenha l. Até maiscve
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está sendo muito bem falado, tanto que já garanti meu exemplar, fiquei feliz em perceber que a história trás reflexões importantes, espero conseguir ler ele em breve para poder constatar pessoalmente todos os pontos positivos que tenho lido tanto por ai, além disso estou curiosa para saber como ocorrerá o desenrolar desse drama.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  5. Pela capa do livro, eu deixaria a dica passar fácil, mas sua resenha me deixou mega curiosa em relação a varias coisas. Primeiro em função da doença da protagonista e como é esta logística no dia a dia e claro, o romancinho que o livro traz. Espero poder conferir o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é muito <3
    Eu gostei bastante da leitura dele, com certeza esperava um pouquinho mais, tanto que assim que peguei o livro (sem saber quase nada dele) já tinha sacado a história toda antes de começar a ler kkkkkk Principalmente porque já li algo 'parecido' com outra mãe em um romance NA.
    Mas a história é bem fofa, com toda essa temática de que o amor liberta e transforma as pessoas, não vejo a hora de conferir o outro romance da autora.

    ResponderExcluir
  7. Olá Miih,
    Adorei sua resenha. Também gostei muito da leitura.
    O final também achei corrido e senti falta de explicações, infelizmente.
    O melhor dessa leitura é que, ao passo que ele é triste e dramático, é engraçado e enche nosso coração de alegria, não é?
    Esse livro me deixou em uma ressaca, não me tirou rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Infelizmente eu to lendo várias pessoas falando que se decepcionaram com o final, então fiquei meio apreensiva. Sei que o livro todo, o conjunto da obra, é bom, mas não quero me decepcionar. Haha. Enfim, a premissa é bem bacana e super válida. Espero poder gostar. <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oiee Yasmim ^^
    Tenho visto coisas muito boas e positivas sobre esse livro, então estou mais do que curiosa para lê-lo...hehe' mas estou tentando não criar muitas expectativas, vai que a obra não me agrada 100%, né? É uma pena que o desfecho tenha sido corrido :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu tinha visto esse livro por ai, mas não sabia que se tratava de uma história tão bonita e sensível assim, por isso fiquei realmente bem animada agora, porque gosto muito de histórias assim e imagino que também sofreria com a personagem :/ Enfim, gostei muito da sua resenha mesmo, espero ler esse livro algum dia o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Oie, eu estou muiito curiosa com a leitura desse livro que tem um enredo muito interessante e recentemente descobri que essa doença da personagem existe de verdade, o que traz uma realidade para a obra.
    A capa e a diagramação estão um charme, o que da ainda mais vontade de ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Yasmim,sabe que desde o lançamento desse livro eu tenho vontade de ler? parece ter uma história maravilhosa e além de tudo ser divertido e descontraído. Sua resenha me cativou mais do que eu já estava, e certamente esse livro está na minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!

    Eu ainda não li esse livro ainda mas me lembro do lançamento e de todas as divulgações da editora. A capa é ótima é o erendo parece ter sido muito bem trabalhado, o que é ótimo.
    Adorei saber que ele foi bom para curar sua ressaca! Eu sempre busco livros assim para sair das minhas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Ainda bem que esse livro te ajudou a sair da ressaca "sem muito sofrimento" ahah :)

    Bem, eu já ouvi falar deste livro imensas vezes!! :) E ate ja tive vontade de o adquirir, mas ainda nao surgiu a oportunidade!! :)

    Tambem achei muito boa a diagramaçao, so nao considero bom o facto de o final ter sido "corrido". . :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Adoro personagens que não ficam resmungando e vão à luta. Se eu quiser ficar ouvindo reclamações eu mesma faço as minhas. Eu gosto de personagens que apesar de tudo dão a cara à tapa e me inspiram a fazer o mesmo independentemente da situação, seja uma doença ou uma barreira emocional. Gostei muito do livro!!!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Me apaixonei tanto por esse livro quando li! Também me envolvi bastante com o enredo, sofri junto com a Maddy, talvez tenha sofrido até mais que ela no início, já que nunca pensei que uma adolescente pudesse aceitar tão bem uma situação como a que ela precisava enfrentar todos os dias. Quando vem a proibição de sair de casa por uma noite que seja adolescentes comuns já fazem drama, imagina não poder conhecer o mundo fora de uma casa. Não tive essa impressão da autora ter corrido com o desfecho não, ele me satisfez. Estou ansiosa para ler mais uma obra dela!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Esse livro em causado bastante borburinho e me admira você dizer que é um livro suave, vi várias resenhas que falam justamente o contario então fiquei meio na duvida hahaha Quero le-lo mais ainda não tive essa oportunidade e espero muito em breve mudar isso.

    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie Yasmim, adoro esse nome <3
    Bom, estou com esse livro para ler aqui em casa e devo dizer que estou empolgada, sinto que vai me tocar de uma maneira bem profunda, vamos ver, estou torcendo por isso na verdade.
    Bjokas e as fotos estão lindas, os quotes também.

    ResponderExcluir
  19. Oi, já tinha lido esse livro na versão inglês e adorei tanto quanto você. Esse livro, de fato, é incrivel. A Novo conceito arrasou demais na capa, pois não mudou nada da versão americana. Só preciso dar uma olhada nas mudanças e na tradução, mas espero que tenham preservado isso e pela sua resenha, acho que preservaram sim!

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Tô precisando de um livro desses, que me tire da zona de conforto, com uma personagem como essa, que sofre de uma doença que parece tão distante da realidade. É um livro que eu teria prazer em ler!

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.