Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

| 20 comentários

Titulo: Cidade dos Ossos
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Páginas: 459
Saiba mais: Skoob | Amazon | Saraiva

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

=== Resenha ===

OBS: Esta é uma das resenha que tenho pronta há anos por isso tem uma parte em que cito o filme como se ele ainda não tivesse sido lançado. Só agora tive a oportunidade de postar a resenha. Vamos lá? 

Quando vi a capa deste livro pela primeira vez pensei que ele falasse sobre deuses egípcios ou algo do tipo, nem ao menos tive vontade de ler a sinopse para ver se era algo interessante, logo o rejeitei achando que não havia romance envolvido, apenas uma história cheia de mortes e que era extremamente cansativa. Grande engano o meu! Nunca vou me perdoar por ter tido pensamentos tão ruins sobre essa incrível obra. Graças a uma amiga que me contou um pouco da história eu resolvi ler, principalmente porque há um ponto importante dela que é um dos meus assuntos favoritos tanto no mundo dos livros como das fanfics. Só não o citarei, pois é o ponto chave do livro e isto faria você, leitor, perder totalmente a animação de percorrer cada belo parágrafo desta obra prima.

"Está gostando da festa?"
Clary tentou sorrir.
“É em comemoração de alguma coisa?”
“O aniversário do meu gato.”
“Ah.”
Ela olhou ao redor. “Onde está seu gato.”
Ele se soltou do pilar, procurando solenemente. “Eu não sei. Ele fugiu.”


Como em qualquer bom livro Cidade dos Ossos está repleto de ação, comédia, mistério e uma pitada de romance. O melhor é quando os autores sai da mesmice e entra em assuntos extremamente polêmicos ao meu ver, assim que o filme for lançado e não cortarem certas parte por medo da critica, ele vai dar realmente o que falar, principalmente na boca dos preconceituosos e aqueles extremamente religiosos. Para mim, autor que é autor mesmo dá sua cara a tapa, se está com vontade de escrever algo polêmico... Escreve! Sem se importar se isto vai lhe prejudicar ou não, o importante é colocar sua criatividade para fora.

“Onde está Simon?” Clary interrompeu.
Isabelle cambaleou. ”Ele é um rato,” ela disse sombriamente.
“Ele fez alguma coisa com você?” Alec estava cheio de preocupação fraternal. “Ele tocou em você? Se ele tentou alguma coisa...”
“Não, Alec,” Isabelle disse com irritação. “Não desse jeito. Ele é um rato.”
“Ela está bêbada,” Jace disse, começando a se virar para longe com desgosto.
“Eu não estou,” Isabelle disse indignada. ”Bem, talvez um pouco, mas esse não é o ponto. O ponto é, Simon bebeu um daqueles drinks azuis... eu disse para ele não beber, mas ele não me escutou... e ele virou um rato.”
“Um rato?” Clary repetiu incredulamente. “Você não quer dizer...”
“Eu quero dizer um rato,” Isabelle disse. “Pequeno, Marron, Cauda escamosa.”

A história começa com a vida normal de uma garota normal que vive com sua mãe e ver nos desenhos uma forma de expressar o que tem dentro de si. Cassandra ou melhor Clary o apelido – que para mim não tem nada haver com o nome –  está na fila da boate mais badalada de New York esperando sua vez para entrar ao lado de seu amigo Simon, quando um garoto de cabelos azuis chama sua atenção, ela se encanta com a beleza dele, o que Clary não sabia é que naquela noite tudo o que ela achava que conhecia se tornaria surreal por culpa daquele rapaz. É quando ela vê Jace, Isabella e Alec que a história de fato começa. Eles são Caçadores das Sombras – aqueles que crescem aprendendo como matar seres sobrenaturais que infringem o acordo imposto entre eles e os sobrenaturais – e estão matando o rapaz de cabelo azul, uma grande confusão toma o local principalmente quando Clary descobre que ninguém pode vê-los apenas ela, o que é extremamente intrigante para a garota.

Eles estavam se queixando de suas motos vandalizadas e com o fato de alguns dos seus amigos estarem faltando e desaparecidos. "Eles provavelmente estão bêbados e desmaiados em algum lugar," Magnus disse, acenando longos dedos brancos de uma forma entediada. "Você sabe que muitos tendem a se transformar em morcegos e montes de poeira, quando vocês vão um pouco demais com os Bloody Marys."
“Eles misturam sua vodka com sangue de verdade,” Jace disse no ouvido do Clary.
A pressão de sua respiração fez Clary tremer. “Sim, eu saquei isso, obrigada.”
“Nós não podemos ir por aí pegando cada pilha de poeira do lugar em caso de ela se transformar em Gregor pela manhã.” A garota disse com uma irritada boca e pintada acima das sobrancelhas.
“Gregor vai ficar bem. Eu raramente faço limpeza,” Magnus acalmou. “Eu vou ficar feliz em enviar qualquer dos extraviados de volta ao hotel amanhã – em um carro de janelas escuras, é claro.”

Explicação: Os vampiros quando bebem muito acabam virando alguma coisa bizarra pelo o que entendi. Pode ser um morcego, um rato ou até mesmo poeira

É no dia seguinte que toda a ação começa, que o mundo de Cassandra desaba completamente e segredos que ela desconhecia de sua mãe começa a vir a tona, segredos sobrenaturais e sobre uma família que ela nunca conheceu, isto de fato despedaça a garota, porém ela tem que ser forte para alcançar seu objetivo; encontrar sua mãe que estava mantida nas mãos de um dos Caçadores das Sombras mais temidos, o homem culpado pela morte de muitos inocentes. Neste meio tempo ela se descobre envolvida em um alucinado romance com Jace um rapaz extremamente sarcástico e que não acredita no amor, o pior de tudo é que Jace não mostra seus sentimentos além de sempre querer encobri-los com algumas de suas frases maldosas, tentando com isto, ao meu ver, distanciar Cassandra para que ele não admitisse a si mesmo que estava apaixonada, este foi meu ponto de vista ao ler sobre o romance entre os dois.

"Espere um segundo," Clary disse.
"Eu nunca entendo porque as pessoas dizem isso," Luke disse, para ninguém em particular. "Eu não estava indo para lugar algum.”

Ambos são grandes cabeças duras, nunca se rendem ao que realmente sente e isto por vezes me deixou muito irritada. Eu posso entender o lado de Jace, ele vira seu pai morrer e crescera sem uma mãe, sendo maltratado pelo homem, porém Jace aprovava seu método quanto a isto, pois, segundo ele, isto o transformou no que era; o melhor Caçador das Sombras tão jovem. Jace já havia matado mais do que qualquer garoto já fizera e isto o fazia se sentir orgulhoso, porém tudo o que eu apenas vi era um garotinho que mesmo depois da morte do seu pai ainda queria agradá-lo.
Como podem ver por alguns trecho do livro que coloquei a história não é apenas dama tem muita comédia e principalmente ação envolvida. Se você gosta de demônios, nephilins e entre outros seres sobrenaturais este é o livro que está procurando.

20 comentários:

  1. Oiiii

    Sou completamente apaixonada pelo mundo das Sombras.
    Tem de tudo nas obras da Cassandra, são vários gêneros de fantasia em um mundo. Só ela pra conseguir criar algo tão incrível. Magnus e Jace são meus personagens favoritos.
    Confesso que também achei que se tratava de outra coisa quando vi a capa, apesar de acha-las lindas rsrsr


    Bjos


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, já li os instrumentos a algum tempo e adorei. Tenho vontade de ler as peças infernais, mas ainda não tive a chance.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amo Instrumentos Mortais! Já li toda a série principal!

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro mas não terminei a série por falta de tempo, mas eu adoreeeeei. Muito viciante esse universo! Estou assistindo a série agora e achando péssima. haha

    paradonaestante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Eu não sei realmente o que pensava desse livro... eu sequer li a sinopse dele.
    A capa e o nome me levaram a pensa que ia ser um livro tipo o filme Eu sou a lenda... ninguém na cidade e poucas pessoas tentando sobreviver kkkk
    Hoje vi que é diferente e parece até ser legal. Gosto de uma comédia em livros sérios, desde que não seja zoeiro demais kkkkk
    Não o leria no momento, mas agora ele tá na fila ;D parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, faz tempo que quero ler algum livro da Cassandra e essa série eu tenho muita curiosidade. Eu gosto muito desse universo em que o livro é trabalhado e acredito vou gostar bastante dele, pela resenha eu posso ver que não é só com muito drama e ação, como eu esperava, me surpreendeu o fato de você falar que tem comédia também.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho praticamente toda série da Cassandra Clare, mas eu ainda não os peguei para fazer a leitura por falta de tempo mesmo e principalmente porque a série é bem grandinha né? rs
    Mas mesmo assim tenho muito interesse em fazer a leitura, porque me parece ser um livro bastante envolvente cheio de ação, mistério, romance e outros gêneros que devem ser fantásticos. Eu adorie a forma como desenvolveu a sua resenha e espero poder ler e gostar de todas as obras da autora. Ainda não li nada dela e vai ser uma boa forma para conhecer sua escrita =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-escola-de-viloes.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessica,
    Eu li recentemente Cidade dos Ossos e também gostei. A essa altura do campeonato, você deve ter visto o filme já. Eu odiei o filme profundamente. Haha. O livro é bem divertido em algumas partes, eu adorei o universo que a Cassandra Clare criou e principalmente: amei o Simon e o Alec. Os unicos personagens que não gostei mesmo foram a Clare e o Jace, mas acredito que isso irá melhorar (espero). :D

    ResponderExcluir
  9. Olá Jéssica,
    Sabe que até achei o primeiro livro da série legal e engraçado? Mas meu amor e carinho pela série foi caindo conforme lia.
    Acho que esse livro é mesmo indicado para esses gostos, mas eu não leria de novo rs.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro por aqui, flor, mas confesso que fiquei com os dois pés atrás depois de ter assistido ao filme. Acheio-o fraco e adolescente... Fiquei pensando que a obra não tivesse uma boa pegada, sabe? No fim, lendo sua resenha, percebo que (como você) não devo pensar mal do livro antes de lê-lo (rs). Sua opinião tirou um pouco do meu preconceito. Eu pretendo ler em breve, especialmente por saber que envolve ação e comédia.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Lá na ficha tecnica do livro você colocou que a autora é a Colleen Hoover e não é, é a Xassandra Clare. Enfim, tentei ler este livro duas vezes e não funcionou para mim e eu acabei passando para frente. Tenho amigas fanáticas por essa série e por tudo o que a autora escreve, mas eu mesma não curti.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Sabe que quando comecei a leitura dessa série, comecei sem pretensão nenhuma, e acabei gostando tanto que praticamente devorei os três primeiros livros. É u ma história que eu gosto demais, e não vejo a hora de ler as próximas trilogias.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Eu também não fiquei impressionada com a capa quando a vi pela primeira vez, mas o box da série (2 primeiros) estava em promoção, e eu estava querendo começar uma série nova. Gente, que vício! Lembro de ter lido tudo de uma vez só, e depois esperar ansiosamente pelas continuações. Que sofrimento kkkk' aguardar os lançamentos dos últimos livros foi pior, pois já eram o finalzinho da série, e finalizar séries nunca é fácil, né? É uma das minhas favoritas ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Eu li Cidades dos Ossos em 2013, e adorei! Fiquei fascinada pelo universo criado pela Cassandra Clare. Tenho vontade de reler por dois motivos, 1) faz um tempo que li e não me recordo a estória com clareza, quero reler para poder dar continuidade aos outros da série, 2) a série estreou faz algum tempo, e estou acompanhando, mas há muitas diferenças entre o livro e a série, e meio que confundi alguns fatos.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Ainda não li esse livro, nem todos os livros de fantasia que leio. Quando tem alguns tipos de seres, acabo deixando de lado e não lendo.
    Imagino como a autora tem uma ótima escrita, que prende o leitor... mas meus conceitos não permitem.
    Eu adoro livros que envolve o leitor, é cheio de mistério, ação, romance e mundo fantástico. Mas infelizmente, vou deixar passar.
    Parabéns pela resenha
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  16. É incrível como muitas vezes não damos nada pelo livro e quando lemos logo nos interessamos. Já aconteceu comigo. Chato é quando ocorre o contrário, quando criamos muitas expectativas e nos decepcionamos com a leitura. Eu não conheço nada da autora, mas a premissa desse livro me interessou. Adoro narrativas com essa pegada sobrenatural. Lerei, assim que possível.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu gosto muito de fantasias e faz tempo que comecei a ler essa série, mas nunca terminei... Espero continuar algum dia, até porque também gosto da escrita da autora e da forma como ela coloca romance no meio, mas estou interessada em outros livros dela agora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ol[á,
    Eu li essa obra tem algum tempo e gostei muito do que encontrei, acredito que esse foi o romance adolescente que eu mais gostei de ler, achei o estilo da cassandra legal, além de super inovador, enquanto a maioria que escrevia esse ya corria pro lado crepúsculo da força, ela veio e fez diferente. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oiiie,

    Acredita que nunca li nada dessa série? Já vi várias vezes as pessoas falando super bem, por ser um romance adolescente bem legal, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Mas quero muito ler, por ter ação, mistério, o romance em si, são elementos que gosto e aplaudo numa obra. Só vejo elogios a escrita da Cassandra, e espero mesmo lê-lo.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  20. Li esse livro em 2013 e na época não fui fisgada como esperava, apesar de ter achado tudo bem interessante.
    Mas depois de ver o filme algumas vezes (adoooooro) e agora vendo a série ShadowHunters posso dizer que estou mega Hiper empolgada para continuar a leitura da série e de todos os livros lançados da autora.
    Sua resenha ficou ótima, gostei de relembrar alguns detalhes. Parabéns pela leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.