Resenha: Transmutados: O Desconhecido - Vanessa Tourinho

| 13 comentários

Título: Transmutados - O Desconhecido
Série: Transmutados
Editora: MODO Editora
Edição: 2
Ano: 2015
Páginas: 288
Saiba mais: SkoobModo EditoraAmazonFanpage

Sinopse: Tudo que Luisa queria, ao sair do orfanato onde cresceu, era uma vida tranquila e normal, mas ao invés disso, em seu décimo oitavo aniversário descobre possuir o poder de ler pensamentos alheios. A beira do colapso emocional acaba conhecendo Toni, de uma maneira nada convencional, e então aprende que nasceu com uma anomalia genética chamada Transmutação, que gera habilidades sobre-humanas. Além disso, Luisa descobre que todo Transmutado é destinado a um parceiro ideal, e apega-se a ideia de amar sua suposta alma-gêmea, sem sequer conhecê-lo, e parte em busca deste homem desconhecido, ignorando todos os perigos que essa busca pode trazer aos seus amigos e a si mesma.

Transmutados é um livro complicado de se resenhar. Metade de mim, aceita o que foi apresentado. Outra metade, chora pelo livro não ter sido um pouco mais trabalhado. Sabe aquele sentimento de que tem algo muito incompleto? Que ta faltando uma coisa essencial? Pois é, é esse o sentimento que sinto neste exato momento... 

Mudanças nunca são simples, Luisa. 

Luisa é um garota forte. Viver em um orfanato, rodeada de crianças sendo adotadas, só ajudou em sua personalidade. Ela sempre foi uma criança dedicada, mas a oportunidade para uma família nunca surgiu. Sua vida era comum, até completar dezoito anos e tudo mudar drasticamente. Era difícil de acreditar, mas completar essa idade ativou algo e agora ela podia escutar pensamentos alheios, e ainda mais, podia sair de seu corpo como alma, e ir para onde quisesse. 

Controlar tudo isso e ainda por cima sozinha, não foi nada fácil. Ninguém a entenderia, e a tratariam como uma louca. E após o incidente com sua amiga, isso só ficou mais claro. Ser tratada como um monstro, entre aqueles que acreditava serem seus amigos, foi uma surpresa. E doeu. 

No entanto, as coisas mudam com a chegada de Toni. O rapaz, assim como ela, tem poderes. Era o caminho mais sábio prosseguir com Toni e seus amigos. Eles eram uma família, uma que ela jamais teve. E apesar de cada um ter poderes diferentes, eles eram amigos. E do tipo que não abandonavam.

Quando você, Luisa, e sua alma gêmea estiverem prontos para se encontrar, você terá uma visão, um vislumbre do futuro juntos. E depois disso é como se algo fosse despertado em seu interior. Como um ímã vocês serão atraídos um ao outro, até se encontrarem. 


Tudo foi muito rápido. Luisa ainda estava aprendendo um pouco mais sobre a sua origem, quando a visão-atração chegou. Foi forte, e era como se somente ele existisse. Viajar para Londres não era somente mais uma opção, era obrigatório. Ela precisava encontrar sua alma gêmea, aquele que a completaria para sempre. 

O quanto é estranho desejar desesperadamente um homem desconhecido? Eu vivia me perguntando, mas desistia da reflexão quando a agonia tornava-se mais forte que meus pensamentos. 

O livro é narrado em primeira pessoa e tem uma escrita muito leve, o que facilitou bastante na leitura. Porém, tudo foi muito raso. Sem muitas descrições ou aprofundamento. O que me deixou bastante frustrada. Eu precisava de mais detalhes para poder visualizar, o que não me foi dado.  Todos os acontecimentos foram apresentados muito rapidamente. O leitor não tinha tempo para raciocinar uma coisa, que outra já estava vindo. E isso não foi legal. 

Logo nas primeiras páginas já nos é apresentado toda a transmutação da personagem, tudo muito rápido. O leitor mal vira a terceira página, e tchan, você tem poderes. Lide com isso agora.  E tão rápido quanto foi toda a descoberta de Luisa, foi o seu romance com Christian. Em uma cena ela tava aprendendo o que era uma visão-atração, (um fenômeno que ocorre quando os transmutados encontram sua alma gêmea) e na outra ela já estava totalmente apaixonada por ele. Sem ao menos o conhecer. Somente aquele sentimento maluco de que ele era dela e vice-versa. Tudo isso, em menos de 50 páginas. Tudo muito rápido e superficial. 

Entrar para o clã de Toni tinha preenchido um vazio dentro de mim, mas não totalmente. Meus amigos eram como uma pecinha de quebra-cabeça; uma peça pequena demais para o espaço em que eu queria encaixá-la, ainda sobrava um espaço que não podia ser preenchido, porque a verdadeira peça daquele jogo havia sido perdida

Com o decorrer de tudo isso, o leitor é levado a conhecer um pouco mais sobre o significado de tudo o que está ocorrendo com a personagem. E todo o universo dos transmutados, onde eles são divididos entre GoodPower e BadPower. E socorro, o que foi isso? A explicação foi apresentada em algumas conversas  e alguns resumos de livros velhos que Luisa leu.  E sabe aquele sentimento que aquilo não é suficiente para toda a história? Pois é.  

Após tudo isso, e o romance que morreu tão rápido quanto nasceu. O leitor é colocado em uma batalha, que foi realmente instigante e animador, pena que faltou detalhes para visualizá-la melhor. Os personagens secundários são rasos, e isso me deixou muito, muito triste. Porque gostei deles, e saber um pouco mais sobre cada um seria melhor. Apesar da protagonista também ter um passado pra lá de estranho. Onde o leitor fica perdido e na esperança de algo que não vai rolar.

E o que falar de Christian? Sim, eu gostei dele, no começo. Mesmo achando que o surto de romance estragou sua entrada na história, mas eu ainda tinha a esperança que as coisas mudassem com decorrer da leitura.

O que esperar do segundo volume, Yasmim? Não sei. As minhas expectativas para o primeiro estavam altíssimas, portanto, não sei o que esperar do próximo. Eu realmente espero que a autora venha trabalhar ao menos com as descrições, e que tente mais uma vez no romance. Apesar de não torcer por Christian e Luisa, por motivos óbvios. Gostaria que a personagem se abrisse a novas tentativas (opções não faltam!) e deixasse todo aquele negócio de alma gêmea um pouco de lado. Que, em meu ponto de vista, só estragou sua personalidade. 


Poderes são legais, Luisa, por que não tê-los?

Enfim, essa foi a minha opinião sobre o livro. Transmutados: O desconhecido tinha tudo para ser perfeito, a história é interessante e se a ideia fosse mais trabalhada e amadurecida, certamente faria parte dos nacionais favoritos. Mas infelizmente isso não veio a ocorrer. 

Beijos, e até a próxima. 

13 comentários:

  1. Oiii, tudo bem? Pó que saco que o livro foi decepcionante pra você sei como e. Não e naonagtafavel. Eu confesso que não me chamou a atenção, apesar da sua resenha ter sidouito boa. Então deixarei passar a dica.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    que pena que o livro foi assim tão rápido com seus acontecimentos. Decepciona mesmo ler um livro que tinha tudo para ser excelente e se torna uma leitura ruim, não dia ruim, mas quem sabe vazia.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que o livro não tenha te agradado tanto assim, Miih. Acontece quando as expectativas são muito altas. Sorry!
    "O Desconhecido" foi meu primeiro livro (que nem seria um livro), escrito em 2009. De lá para cá, muita coisa mudou, desde minha visão da obra à natural maturidade como pessoa e profissional.
    Espero poder voltar ao primeiro livro algum dia, e reconstruir esse universo. E espero que você aprecie as mudanças.
    Obrigada pela resenha e pelo carinho sempre.
    Beijos,
    Van.

    ResponderExcluir
  4. Yasmim, sei esse sentimento que o livro tinha tudo para ser fantástico e no final, ficou faltando alguma coisa é bem chato mesmo, mas a historia mesmo não tendo a profundidade que você desejava parece ser bem legal.

    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu adorei essa nova capa para Transmutado. A outra era um pouco estranha. Mas falando sobre o conteúdo, bem, eu sou fã desse gênero e de acordo com a sua resenha esse está na medida certa. Espero poder compra lo em breve. Fiquei sabendo que o livro 2 já está perto de chegar rsrs
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    poxa estava doidinha por esse livro, mas depois da sua resenha já sei que vou ficar decepcionada. Não gosto quando os personagens nem se conhecem direito e já estão apaixonados. Vi que a autora comentou que foi escrito em 2009 e muitas mudanças aconteceram... tomara que ela faça uma revisão e refaça algumas coisas nele, melhorando.
    Beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Yasmin!Tão triste qdo criamos expectativas positivas com uma leitura e ela nos decepciona. A sinopse nos deixa empolgados, pensei se tratar de um livro super elaborado. Enfim, esperarei sua opinião para o segundo volume, quem sabe não compensa o primeiro?
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Que capa linda *-*
    Eu não conhecia a obra e achei a premissa ótima, e confesso ter ficado bem chateada em saber que não foi bem trabalhado :(
    A história e bem original e teria me conquistado se a autora tivesse esse cuidado maior com a obra. Uma pena.

    Parabéns pela sinceridade!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Já achei a premissa fraca, e, ao ler sua resenha, tive a certeza de que não pretendo ler. Como dito em cima, a história é bem original, mas foi mal trabalhada, enfim, espero que você leia o segundo volume e traga sua opinião para o blog.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Yasmim. Tudo Bem?

    Para ser bem sincera não conhecia este livro e pela sua resenha parece que você tinha uma expectativa enorme que não foi alcançada. É ruim quando isso acontece. Eu tinha com o livro @mor e continuação: Emmi e Leo. Quando comprei eu tinha uma expectativa enorme e fiquei decepcionada com o primeiro, mas quis ler o segundo com esperança de melhorar a história e não foi o que encontrei. Caso leia do segundo tomara que você tenha mais sorte que eu.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, eu achei a sinopse muito interessante. Não tinha ouvido falar sobre o livro. Mas uma pena ele não ter alcançado suas expectativa.
    Espero que no segundo você tenha sorte e encontre o que falta.
    Mas a premissa do livro é interessante , sim!

    Beijinhos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie
    a premissa do livro é interessante mas não chamou minha atenção por não ser algo que eu curta ler e que pena que não foi algo tão bom pra você

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie!!!
    Adorei a capa do livro, achei um charme.
    Porém confesso que tenho evitado um pouco YAs Sobrenaturais, não é um gênero que me cativa muito. Porém abro exceções para alguns casos, se esses me chamarem muito atenção. Porém creio que não é o caso de Transmutados.
    Bjs

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.