Resenha: Almakia - A vilashi e os dragões - Lhaisa Andria

| 18 comentários
Título: A Vilashi e os Dragões
Série: Almakia
Editora: Tradicional - Selo Lumus
Ano: 2012
Páginas: 364
Saiba mais: FanPageSkoobSiteComprar

Sinopse: Em um mundo onde existem pessoas com capacidades extraordinárias, vivendo em uma sociedade abastada e preconceituosa, desde pequena Garo-lin foi uma garota deslocada: uma vilashi frequentando o exclusivo Instituto de Almaki Dul’Maojin.Mesmo sendo tratada como uma simples e inevitável pedra no caminho dos orgulhosos almakins, engole todo o seu senso de justiça e tem por único objetivo terminar sua educação e voltar à sua vila. Porém, devido a um incidente ela se vê presa pelas circunstâncias, e dali em diante, todo o seu destino está nas mãos dos temidos Dragões de Almakia.

Almakia é um território vasto, ele é povoado por duas raças, aquelas que possuem Almaki (magia) e aqueles que não possuem. Almakis são aqueles que nascem com o dom de usar um dos Sete Poderes Elementares. Possuir a capacidade de manejar um dos sete poderes equivale a ser alguém muito importante dentro da sociedade.

Sendo assim, eles são divididos em três categorias: as de nível um, dois e três. Os manejadores de nível um significam a mais alta patente; sendo, em sua maioria, um representante de uma grande família. Nível dois é representado por figuras importantes, entretanto, subalternas aos de nível um. E temos o último nível, que significa um poder pequeno perto dos demais, e que portanto, é tratado como um criado entre os possuidores de almakis mais fortes.

O conhecimento começava a partir do momento em que a história dos manejadores passou a ser escrita, e não no princípio do almaki. Não havia uma explicação de como surgira, o motivo de surgir e como se manifestava nas pessoas. 

As famílias Dul'Maojin, Sfairul, Gran'Otto, Zawhart e os Gillian, respectivamente, representavam o Fogo, o Vento, o Metal, o Raio e a Realeza. Entretanto, nascer em uma dessas famílias não significa ter um dom, ou até mesmo um nível considerável de poder. Da mesma forma que, uma família pobre e distante das intrigas de Almakia, poderia gerar um manejador de Almaki. É raro, mas acontece.

E, é a partir daí que começamos nossa história. Nasce em um vilarejo distante uma manejadora do fogo, talvez, naquela época, seus pais não imaginavam que estariam mudando, de uma vez por todas, o rumo de toda Almakia.


Assim como o ar está naturalmente para nossos pulmões, o almaki está naturalmente para seu manejador.


Garo-lin sempre foi uma menina deslocada, quando seus pais descobriram que ela possuía o almaki de fogo, todo o vilarejo festejou. Afinal, uma vilashi de um vilarejo qualquer estaria ocupando um lugar importante no renomado instituto Dul'Maojin (uma escola para Almakins). Eles só não imaginavam que esse poder não significava nada perto dos poderes de nível um e dois.

Garo-lin é uma manejadora de nível três, isso significa que seu poder a coloca na categoria de serviçais. Para piorar, a imagem que o instituto Dul'Maojin passa para a sociedade é totalmente diferente da realidade. Afinal, são cinco anos fugindo das perseguições daqueles que são contra a presença de "não almakis" na escola.


Garo-lin era a única manejadora Vilashi do instituto, ser única naquele lugar não é sinônimo de valor, ela aprendeu isso sozinha e da pior forma. Só que com a chegada de Kidari, uma estrangeira manejadora de raio, as coisas começam a tomar um rumo diferente. Afinal, nunca ocorreu de uma estrangeira manejar fora dos território de Almakia. Uma grande amizade irá crescer entre as duas, e será essa amizade que colocará a segurança de Garo em perigo.


Eles irão ditar o futuro de Almakia e Almakia será o que eles forem. Cinco Dragões existirem de uma só vez é visto como uma oportunidade. E estão tão cegos de como tudo está encaminhando perfeitamente bem que não reparam que uma mísera vilashi está no meio deles. 


Os Dragões - título dado aqueles que concentram um grande poder e segredo de família - é o maior medo de Garo. Eles são tratados como verdadeiros deuses em Almakia; o que eles dizem é dado como certo, independentemente do quão errado isso pode ser.  Só que após se rebelar contra eles, para ajudar sua única amiga, as coisas iram se mostrar verdadeiramente ruins. E então Garo irá aprender, que mexer com aqueles que podem ditar um futuro pode ser uma coisa muito, muito ruim.


Almakia - A vilashi e os dragões - foi um livro surpreendente! A história que a autora irá desenrolar é épica. Não há outra maneira de descrever, simples assim. E como se não bastasse nos trazer um mundo repleto de magias e encantos, a autora irá muito além, nos trazendo uma mensagem sobre o preconceito.

Nesse primeiro volume teremos uma vasta explicação sobre o mundo, e isso pode ser um pouco cansativo para os leitores, o que ocorreu comigo.  Tudo era muito bem explicado, e da melhor forma possível, só que algumas coisas simplesmente eram explicadas demais e isso veio a me cansar. A história também demorou um pouco a desenrolar, e como sou ansiosa por ação isso foi um pouco frustrante, já que ela só veio a calhar na metade do livro. Talvez eu entenda a autora neste ponto, ela precisava preparar os leitores e até mesmo os personagens para o que estava por vir, e, é por isso que o segundo volume é o meu favorito, pois ele é recheado de muita ação.

O crescimento dos personagens ao longo da história foi surpreendente, é engraçado como certas situações desencadeiam tantas coisas. Garo-lin é uma personagem forte, apesar de ter passado a vida se escondendo, e ver ela se adaptando a sua nova realidade, a sua importância na história e tudo o que ela pode vir a causar, é algo encantador. O livro me arrancou vários surtos na leitura, e o final foi digno de lágrimas.

O livro foi uma verdadeira surpresa, e super recomendo. Apesar do pontos ressaltados acima, eu realmente não esperava me apaixonar tanto. E já estou super ansiosa para o terceiro volume. O livro foi lido em e-book, mas acabei ganhando o exemplar em um evento que a autora participou. O livro físico tem uma diagramação linda, a editora realmente se preocupou com a edição, proporcionando ao leitor um trabalho muito bem feito.

Enfim pessoal, espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.

18 comentários:

  1. Oi, Yasmin!
    Com certeza eu vou gostar muito desse livro. Adorei a premissa.
    Também sou dessas que quero logo ação, mas, às vezes, é necessário explicações.
    A única coisa que eu teria dificuldade seria com os nomes, que são um cadinho estranho pra mim.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  2. Oie, a diagramação do livro parecer ser linda mesmo, e tem mapa, adoro livros com mapas. Ma não sei se iria ler o livro.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi Yasmim,
    Não é meu tipo de livro, muita fantasia e toda as explicações, que você já apresentou na resenha, me fazem declinar da história.
    Esses dias li um livro assim, era bom mas as explicações para as coisas novas, se tornaram enfadonhas e técnicas demais.
    Ainda bem que apesar de tudo, você curtiu :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  4. Ola, já fiquei apaixonada, amo este gênero literário, e o livro pelas fotos do post é lindo demais
    Parabéns pelo blog, bjks
    www.leituraecia.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tem mapa já me conquistou. Haha.
    Eu gosto muito da capa, achei misteriosa e muito bonita. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e gostei muito do que você apresentou sobre ele. Acredito que seja uma leitura que vá me agradar, e eu não estou dizendo isso só pra comentar mesmo, é porque nossa... to carente de histórias assim haha Parabéns pela resenha e um feliz natal!

    ResponderExcluir
  6. Oi Yasmim, eu não conhecia a obra ainda e fiquei super curiosa para conhecê-la. Parece ser uma trama bem cativante e pela sua resenha tenho certeza que iria amar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Ainda não conhecia Almakia Vilashi e os dragões, mas adorei a premissa. Eu ADORO fantasia e, sério, não vejo a hora de lê-lo depois dessa sua resenha. E o que dizer desta diagramação? Pelo senhor! Tá linda.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não o conhecia, mas adorei a premissa! Não poderei fazer essa leitura agora, mas com certeza a incluirei na lista de leitura de 2016! E que ilustração, hein! Trabalho da editora parece muito bem feito!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Yasmin!
    Não gosto de livros com essa temática, mas se gostasse cogitaria a possibilidade de lê-lo. Sua resenha ficou ótima, daquelas que desperta a curiosidade. Parabéns!
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Yasmin, tudo bem? Não é o meu gênero preferido para leitura, mas ( é incrível) eu adorei a forma como você explicou a questão dos níveis, os dons, as famílias, sem transparecer complexidade! A premissa também me agradou. E mesmo eu estando FUGINDO de séries, é uma leitura que eu faria sim!!! Parabéns pela resenha, ta muito boa MESMO!!!! Bjosss :*

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não conhecia o livro, mas achei todo o enredo incrível, adoro fantasias que se passam em reinos tão fictícios e ao mesmo tempo tão reais pela riqueza de detalhes. Sua resenha ficou ótima e muito completa, adorei!
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  12. Olá Yasmin, ainda não conheço essa série. Na verdade eu leio pouco fantasia mas por falta de oportunidade mesmo. Tenho muita vontade

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas infelizmente, mesmo com a resenha maravilhosa, não consegui me interessar muito por ele. No momento, estou procurando algo super inovador, não sei se esse seria o livro certo para ler. Não pretendo me arriscar nele no momento, mas quem sabe algum dia.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Infelizmente não é o tipo de livro que gosto de ler, mas devo confessar que a história me pareceu bem montada e promissora, quem sabe algum dia eu até acabe lendo, gosto bastante desse negócio de elementos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Hello!
    Bacana o blog apresentar novos livros e eu nunca tinha escutado falar de A Vilashi e os Dragões.
    A capa já achei bem bonita e a sinopse me animou de conhecer mais.
    Genero sobrenatural é algo que me deixa viciada.
    Gostei do que li sobre Garo-lin, e te entendo sobre achar chato tantas explicações e detalhes, o ruim do primeiro livro de uma serie é isso ter q nintroduzir tudo e pode cansar o leitor.
    Mas fiquei animada de conhecer, acho q sempre vale tentar.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Oiii!


    Eu não sou uma fã de aventuras, mas gosto. Tipo, não é o estilo que lota minha estante sabe?
    Não conhecia a obra e como é o primeiro, acho que é normal ter varias explicações o ruim é quando se torna cansativo. Acho que dá pra fazer um introdutório sem se tornar chato e manter todos interessados.

    Achei legal ter esse ponto de criticar preconceito e nos fazer pensar e refletir. Como disse, não é meu estilo favorito, mas não deixo de ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Miih, bom, pela descrição do livro ele me parece ser meio complexo em relação ao mundo onde se passa, mas de modo geral, me parece ser um bom livro. Acho que já vou até colocar na minha meta de leitura do ano que vem haha

    ResponderExcluir
  18. Puutz,quantos autores pecam nesse quesito explicação. É mei estranho de explicar,mas gosto quando somos apresentados ao cenário,ao mundo,naturalmente com o decorrer da história,sem muitas explicações e monotonias do tipo. Enfim,abraço!

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.