Especial Halloween: Halloween e suas curiosidades

| 40 comentários

Olá, Leitores.
O blog foi convidado pelo Encontro de Mundos a participar de um Especial do Dia das Bruxas, e é claro, eu topei na hora. Esse especial começa hoje (26), e vai até sábado (31), vai rolar vários post literários relacionados ao Halloween. Entretanto, iremos começar com a história por trás dessa data. Eaí, estão preparados para descobrir a verdade?

O primeiro registro do termo "Halloween" é de cerca de 1745.  Derivou da junção do termo escocês "Hallo-Hellu" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. Halloween, originalmente, não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta, chamado de Samhain, que celebrava entre 30 de outubro á 2 de novembro e marcava o fim do verão. Para os celtas, era uma data em que o véu que separava o mundo visível do invisível — o mundo dos vivos e dos mortos — se tornava mais ténue. Acreditava-se que os mortos regressavam e que os deuses e outros seres do submundo passeavam por entre os vivos. Durante este período, os antepassados eram honrados através de oferendas. 


No século VII, o Papa Bonifácio IV instituiu o feriado do Dia de Todos os Santos - celebrado em 1° de Novembrodedicado aos santos da Igreja Católica, para substituir o antigo festival pagão. Mas foi só mais tarde que surgiu o Dia de Todas as Almas, ou como conhecida no Brasil, Dia dos Finados, dedicado aos mortos - celebrada no dia 2 de Novembro. Apesar da celebração católica existir desde o século XI, foi apenas no século XIII que ela foi calendarizada pela Igreja. A festividade era celebrada de forma semelhante ao Samhain celta, com fogueiras, paradas e pessoas mascaradas de santos, anjos e demônios.

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha a princípio. Além disso, foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos. Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces". O Halloween acabou se tornando uma data lucrativa do que religiosa, assim como o Natal, ele é um dos feriados que mais arrecada nos Estados Unidos.




1 - Doces ou Travessuras?

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

2 - Abóbora?
É comum falar de Halloween e pensar nas clássicas abóboras esculpidas. De acordo com as tradições irlandesas, um homem chamado Jack Miserable bebeu muito em um dia 31 de outubro, então o diabo veio buscar sua alma. Jack o enganou e viveu mais alguns anos. Quando morreu, não foi aceito no céu. O diabo estava ressentido, e também não permitiu que Jack entrasse no inferno. Assim, ele passou a viver em uma escuridão sem fim, com uma única brasa de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido, que passou a usar como lanterna. Depois de algum tempo, vieram outras versões para a história, esculpindo rostos assustados em batatas e abóboras.

3 - E as Bruxas? 
No Brasil, a festa que temia os mortos passou a ser a festa das bruxas. Diz-se que, assim como no 30 de abril, 31 de outubro é uma data onde as bruxas se juntam com o Diabo. A lenda inclui feitiços, vassouras voadoras e muita confusão. Tudo isso é resultado da mistura de culturas, já que a tradição irlandesa que foi para os Estados Unidos acabou misturada aos contos de índios e africanos. Aliás, contam que para encontrar uma bruxa, basta vestir roupas do avesso e andar de costas na noite de Halloween. Será?

4 - As Cores do Halloween
As cores mais usadas no Dia das Bruxas também têm significado. 
Laranja: Tem a ver com energia e vitalidade. Dizem que os espíritos sugavam as energias de quem usava essa cor. 
Roxo: Símbolo da magia que rodeia as comemorações do Halloween. 
Preto: Cor favorita dos magos, feiticeiras, bruxas e sacerdotes.

5 - Outros ícones do Halloween
Vassoura: Simboliza o poder feminino. A ideia é limpar a negatividade da vida. 
Morcego: São a visão que vai além das aparências e conseguem ver o íntimo das pessoas. 
Maçã: A fruta é associada aos deuses do amor. No Halloween, ela é símbolo de vida.

Foi isso pessoal, espero que tenham gostado dessa introdução ao dia das bruxas, existem milhares de histórias sobre essa data, e é difícil dizer qual é a verdadeira ou não, já que com o passar dos anos, ela foi tomando formas de outras religiões e sendo acrescentada a cada crença de cada povo. Fiquem atentos, no decorrer da semana teremos vários post do dia das bruxas relacionados ao mundo literário. Beijos, 

Fontes: Link 1 | Link 2 | Link 3 | Link 4

Revisado por Thais Lopes

40 comentários:

  1. adorei essas curiosidades, principalmente essa que se vc andar para tras de roupa avessa vc encontra uma bruxa, q legal!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A gente cultua tantos tradições e às vezes não tem a mínima ideia de como surgiram.
    O Halloween era uma dessas e pude saber um pouco mais por meio do seu post.
    Eu não tinha ideia de que no principio não tinha nada a ver com as bruxas e sim uma forma de respeito pelos mortos.
    Há algumas culturas em que isso ainda existe nessa forma. Minha sogra no dia dos mortos, sempre faz muita comida boa e vários pequenos pães. Adoro conhecer novas culturas.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  3. Olha eu sinceramente nunca vi nenhum blog fazer uma postagem assim e sinceramente adorei
    ver o que vocês fizeram para que possamos entender melhor o Halloween. Eu sinceramente não sou muito ligada nisso, mas eu achei muito legal saber um pouco de cada coisa e seus significados nesse dia. Gente tá de parabéns sério, amei a postagem.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-bruxa-da-noite-vl1.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu não gosto dessa data, além de não achar muito legal eu tenho medo dessas coisas de terror sabe?! mas o seu post foi bem explicativo, muita coisa que eu li aqui eu ainda não sabia, uma delas é o significado da maçã

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem ?

    Adorei a postagem! Lembro que na minha oitava série, se não me falha a memória, tive que fazer uma pesquisa sobre alguma data comemorativa do ano e, apesar de não ser comemorado aqui no Brasil, escolhi o Halloween. Acho incrível saber esses detalhes sobre a data e de como, de fato, surgiram alguns mitos que envolvem a mesma. Lembro que na época me surpreendi pela presença das maçãs, pois nunca havia visto nenhuma representação com elas.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que postagem bacana!
    Eu tinha ouvido falar do Samhaim nos livros do Bernard Cornwell, mas não tinha feito essa ligação com o halloween!
    Muito legal!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. essa história eu conhecia heheh ^^
    Adoro essa época do ano, deveria ser comemorado aqui no Brasil, como ocorre nos EUA...
    sempre tento fazer algo com meus alunos durante a semana

    ResponderExcluir
  8. Oieee, amei teu post. Preciso escrever algo sobre o Dia das Bruxas no meu blog :(
    Das curiosidades a que mais gostei é Doces ou Travessuras.
    É uma pena que no Brasil não temos essa tradição, acho tão divertida.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  9. Eu não sou muito chegada em Halloween e essas coisas, quando era criança eu adorava. Mas achei interessante o post e a questão das cores, faz muito sentido, hehe.

    ResponderExcluir
  10. Texto maravilhosos, adoro blogs que trazem uma proposta informativa, apesar de já conhecer a história, é sempre bom relembrar. Espero encontrar mais textos assim por aqui :D

    ResponderExcluir
  11. Yasmim-flor,
    Adorei saber dessas curiosidades! Haha. Menina, a que mais curti foi sobre Doces e Travessuras. Lembrou-me um pouco a relação que os mexicanos têm com a morte. Interessante que não era apenas "ganhar doces", mas rezar por entes que partiram a cada doce recebido. Bonito gesto.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi flor,

    O bom de se analisar a vida humana é observar que dificilmente criamos algo novo e apenas reinventamos o que já pré-existia.
    O Halloween de festa originalmente religiosa e cunho de agradecimento aos deuses se tornou apenas mais uma festa pagã e lucro certo para o comércio, mas vamos crê que hoje a festa é mais interessante do que antes.

    Amei o post!
    Beijocas!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    É uma pena que aqui não comemoramos muito esse feriado né? Tem até umas crianças que vão lá em casa e as vezes jogam papel higienico na porta HUSAHSUHA;
    Gostei dessas curiosidades :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Yasmim! Tudo bem?
    Flor, achei muito interessante sua postagem, pois muitas das vezes o nascimento destas culturas nem tem muito haver com algo mais sombrio como muitos de nós vemos essa época do ano. Gostei de saber mais sobre essa relação de halloweem

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adorei esse post com as curiosidades sobre o Hallowen
    Bem que poderia ter no Brasil neé.
    Ia ser lindo ver as crianças fantasiadas *-*

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Achei muito interessante a sua postagem, eu adoro saber algumas curiosidades e gostei de conhecer mais sobre o Halloween.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Muito interessante sua postagem! Não ligo pro halloween, me dá preguiça todas essas coisas, ele só seria vantajoso se fosse feriado hahaha

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Saudações literárias! Vamos começar a semana com especial do dia das bruxas! Seu post está bem explicativo e didático, gostei que você colocou muitas curiosidades, inclusive algumas eu desconhecia totalmente.

    ResponderExcluir
  19. Adorei as curiosidades do Halloween
    Queria muito passar uma data dessa lá nos EUA.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Thais, adorei saber mais sobre o Halloween.
    Queria tanto que ele fosse um terço de como ele é nos EUA seria tão, tão divertido ou como el día de los muertos no México.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  21. Olá; o post ficou super bacana! Sobre a origem eu já sabia, mas ainda não conhecia o significado de alguns símbolos.

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu amei o post! To adorando saber mais sobre o Halloween, essa é uma data que eu adoro, eu amo tudo que envolva bruxas, então não podia ser diferente ahaha. amei saber dessas curiosidades, principalmente o significado das cores!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Amei o post.
    Adoro o Halloween, mas confesso que não sabia de quase nenhuma das curiosidades que você falou. Acho que é uma data muito bacana e que poderia ter uma aceitação maior da população no Brasil.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie como vai?
    Muito bacana a ideia do post eu não sabia de algumas dessas curiosidades, adorei a da maça <3

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Muito bacana seu post, deu para aprender mais sobre o Halloween que é uma das festas mais interessantes que conheço. Uma pena que a gente dê tanto valor para as festas gringas e esqueça das nossas.

    B-jusss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  26. Super legal a postagem. Focou em informações essenciais. Eu já conhecia porque sempre gostei de saber de onde vem ais tradições. Principalmente, pelo fato da igreja católica pegou as tradições pagãs e as transformou em suas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Ooi,
    Adorei o post e vou acompanhar esse especual! Não sabia de muitas curiosidades que você citou, belo post.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Adorei o post. Esclareceu muita coisa sobre o Halloween que eu não sabia haha
    Muito legal.
    Abraços

    Cliche Imperial
    http://clicheimperial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá Yasmim, adoro postagens com curiosidades sobre tradições e festa, então não tinha como não curti a sua postagem *-* Adorei as curiosidades.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  30. Oie!
    Adorei o post, muita coisa eu não conhecia sobre o Halloween e a que gostei mais foi sobre as cores. Não imaginava que simbolizavam tudo isso!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  31. Oi, já conheço bem a história do Halloween por se tratar de uma adaptação do Samhain,
    Tem algumas coisas que parecem bem preconceituosas com as religiões pagãs, mas fazer o que né?
    É impossível alguma coisa vir parar no Brasil e não receber uma boa carga de preconceito.

    ResponderExcluir
  32. Ainda que o Halloween não faça parte da nossa cultura, eu acho o feriado muito diferente e divertido. Gostaria de poder comemorá-lo algum dia nos Estados Unidos onde a coisa acontece de verdade.
    Não sabia de boa parte dessas curiosidades, mas achei muito interessantes. Amei seu post!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Olá Yasmim.
    Eu amei o post, pois conheci muitas coisas sobre o Halloween.
    Essa é uma data muito interessante.
    Queria passar uma data dessa no USA, deve ser muito bom sair fantasiado e pedir doces.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem?
    Eu adoro halloween e sempre quis sair pelas ruas pedindo doces, uma pena que eu moro aqui no Brasil, né :/ kkkkk Bom, eu não sabia sobre todas essas curiosidades e por isso gostei muito do post o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Oie! Eu sou apaixonada por esse dia, sempre quis ter festa aqui, mas cidade pequena não tem, esse ano só começou, mas foi simples.
    Sabia da metade das coisas dai, mas gostei de saber do resto.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  36. Oii
    Um pouco de cultura não faz mal a ninguem não é mesmo?
    Adorei o seu post e confesso que tinha algumas coisas que eu não tinha nem ideia do significado.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  37. Olaa. Nao curto.muito o Halloween 👻 mas adoro as fantasias e as brincadeiras. As abóboras com as caras são as melhores.


    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oi!
    Gente, que post maravilhoso. Não sabia nada, só o básico que é dia das bruxas e tal. Não sabia sobre as abóboras. Queria muito que aqui no Brasil fosse igual lá fora, tudo enfeitado e tal. Mas o povo aqui é cheio de preconceito. Enfim. Parabéns pelo post

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oie, tudo bom?
    Adorei conhecer algumas curiosidades desse feriado tão famoso. Eu queria que tivesse dia das bruxas por aqui porque é algo que condiz com nossa sociedade repleta de crendices. A busca pelos doces lembra um pouco o Cosme e Damião.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Olá

    Gostei do post,mmuita coisa que você citou nele eu não tinha conhecimento, gosto dessa data, porque gosto de ver a criatividade das pessoas na hora da fantasia é bem bacana.


    Bjss

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.