Resenha: Sentinela - Thais Lopes

| 1 comentários
Título: Sentinela
Série: Crônicas de Táiran, Livro 1
Autora: Thais Lopes
Editora: Independente
Página: 299
Ano: 2015

Desde sua criação, ninguém atravessara os portões do Reino C'erit. Ninguém sabia o que acontecia por trás deles, ou qual havia sido o destino das pessoas que, tempos atrás, haviam se isolado ali para construir um novo lar. Por isto, até mesmo os Guardiões se surpreendem com a chegada de uma mensagem.
Quando a Arqui-Guardiã Aíla é enviada em resposta ao chamado, ela não faz ideia do que vai encontrar. Mas nem mesmo uma vida inteira na cidade-fortaleza dos Guardiões poderia prepará-la para o que precisará enfrentar: traição, uma nova ameaça à Ordem, e um homem capaz de abalá-la.
=== Resenha ===

Quero começar a resenha dizendo o seguinte: Nunca o fato da Thais ser minha amiga vai influenciar qualquer resenha que eu faça sobre seus livros, pois se o fizesse eu não estaria sendo honesta com vocês e nem com ela, e isto é a última coisa que desejo. Todo mundo sabe que as resenhas existem para mostrar aos autores os pontos que devem trabalhar mais para que suas futuras obras não corram o risco de ter o mesmo erro, então não há qualquer sentido em apenas colocar pontos positivos em uma resenha.
Enfim, vamos ao que interessa?
Sentinela... Bem, este livro sem sombra de dúvidas me pegou de jeito, desde as primeiras páginas que li já fui me apaixonando pelos personagens, eles são fortes e encantadores, não tem como não se apegar. A Thais conseguiu fazer com que eu me ligasse a eles, ou seja, eu senti todas as emoções que é esperado quando uma obra é bem escrita, nos momentos tensos quase perdi os cabelos, nos momentos mais tristes fiquei triste, nos momentos divertidos, eu ri e assim por diante. É realmente gostoso quando um autor consegue atingir o leitor desta forma.
Por isto que eu digo: A Thais é uma autora de mão cheia, ela é criativa ao extremo e tem o dom para escrever. Pode ter certeza de que quem pegar ler seus livros não se arrependem. Eu coloco minha mão no fogo por cada um deles.
- # -
"Sentinela se passa num Universo diferente do nosso, num Sistema criado pela autora chamado de "Ionessen", onde cada um dos povos vivem em uma determinada localidade em planetas diferentes. Temos mercenários, guerrilheiros, Airenis, Guardiões, C'erits e, dentre esses povos, alguns poucos indivíduos abençoados com dons de seu antepassado, Taíran, sendo também "ilusionistas", "Tairi'allen" etc." por Kaah do blog My Little Metaphor
A Arqui-Guardiã Aíla recebeu um chamado no Reino C'erit e como era de se esperar foi conferir o que estava acontecendo naquele reino tão prepotente o qual não eram todos que poderiam entrar, apenas aqueles que eram convidados, apesar de Aíla  não ter sido convidada ela sabia de algo que alguns guardiões haviam esquecido.
"Muito tempo atrás, logo após o fim da Grande Guerra, os Guardiões haviam descoberto que a entrada do Reino C’erit se abriria para qualquer um com uma determinada característica em seu DNA. Eu não sabia os detalhes, não era uma cientista. Mas haviam me informado que todos os que eram aceitos na Ordem possuíam essa mesma característica. Não fazia ideia do que isto queria dizer, a não ser que o portão, teoricamente, se abriria para mim. E esta era minha única garantia: uma teoria antiga o suficiente para ter sido esquecida por grande parte dos Guardiões."
Mesmo após conseguir adentrar os portões ainda sim a Arqui-Guardiã encontrou dificuldade para cumprir sua missão. Na sala onde havia pousado vários soldados a esperavam para mandá-la ir embora dali, afinal de contas, o rei não tinha autorizado sua entrada.... Como se isto valesse de algo para a teimosia de Aíla!
"– Sua presença aqui não foi sancionada pelo rei. – o soldado tornou a falar. – Parta imediatamente ou será detida.
Inclinei minha cabeça para a direita, pensando se eles realmente esperavam que obedecesse. Parecia que sim. Não que aquilo me surpreendesse... Baixa e de compleição enganadoramente delicada, como eu era, eles não eram os primeiros a me subestimar. Mas eu não era uma Arqui-Guardiã por acaso.
– Partirei apenas se dispensada por quem enviou o pedido de ajuda. – desta vez minha voz soou fria e carregada com o poder dos Guardiões."
Quando ela se recusa a ir embora uma luta tem-se inicio, porém não dura por muito mais tempo já que o rei acaba permitindo, ou melhor, convidando a Guardiã para que entrasse na cidade. Ela então segue os soldados até a sala de Kai Ithar, o rei de C'erit, onde tenta a todo custo descobrir o que estava acontecendo, mas o homem não facilita em nada sua missão, ele não dá as respostas que ela deseja e nega saber de qualquer coisa. Aíla não desiste e segue com seu questionamento até que finalmente consegue atingir o ponto certo no homem fazendo com que ele lhe conte o que estava escondendo.
"– Minha mulher foi assassinada dentro do Reino, cerca de dois anos atrás. Sirra... Ela tinha saído com nosso filho, havia lhe prometido um piquenique em uma das cascatas. Os gritos alertaram um casal que estava próximo, e eles soaram o alarme. Quando os soldados se aproximaram os atacantes fugiram. Meus homens não conseguiram alcançá-los. Dois dos agressores estavam mortos, um terceiro ferido além de qualquer possibilidade de recuperação. E Sirra... Sirra estava caída sobre Edel, usando seu corpo para protegê-lo do ataque. Ela havia lutado enquanto conseguira, e então se jogara sobre nosso filho. Quando cheguei ela ainda estava viva, mas não por muito tempo. Sirra morreu em meus braços."
No decorrer do relato Aíla descobre quem havia mandado o pedido de ajuda e o porque daquilo.
O que a mulher não esperava era que seu passado voltaria para atormentá-la para trazer mais uma vez a lembrança da dor perda assim como também o fogo da vingança. A Arqui-Guardiã precisará se manter sã para que consiga não apenas salvar as pessoas sem machucá-las, como também consiga destruir aquele que um dia lhe tirou alguém que amava.
Mas não acaba por aí!
Se você acha que o livro é recheado de somente chutes, socos e ação está enganado! A Thais presenteou seus leitores com um lindo, engraçado (até certo ponto) e "suspirante" romance. Não irei entrar em detalhes com vocês sobre este romance, pois quero que vocês sejam surpreendidos com este casal. Apenas vou dizer uma coisa: spreparem seus corações, pois além de quente, este casal vai te causar um pouco de raiva, ou melhor, a Aíla vai te causar raiva graças a algumas atitudes idiotas que acaba tomando. Apesar disto é impossivel não amar cada segundo da leitura desta obra magnifica.

- # -

Eu me senti extremamente honrada quando a Thais me ofereceu esta obra incrível para que eu lesse e apontasse os erros que encontrava, foi realmente uma experiência diferente e única! Nunca nenhum outro autor tinha me pedido uma ajuda assim. Obrigada mesmo Thais pela oportunidade. Agora trate de escrever mais sua "cabrita" ou eu vou cortar seus dedos, você sabe disso.

1 comentários:

  1. Oiiii!
    Acabei de ler e gostei muito também. É bem interessante como ela construiu o universo de ficção científica com poderes mentais. Apesar de eu ter ficado brava com a personagem algumas vezes kkkkk o casal é muito fofo.

    ResponderExcluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.