Em Chamas - Suzanne Collins

| 8 comentários
Olá pessoal, tudo bem com vocês? 
Bom, vamos a mais uma resenha. 

Título: Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco jovens leitores
Ano: 2011
Páginas: 413

Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


E que a sorte esteja sempre ao seu favor 

Após a sua cena nos Jogos Vorazes, Katniss e Petta saem vencedores. Mas, como ? Só um pode sair vencedor ? Calma! Eu te explico na porra do problema que a garota em chamas se meteu. Em jogos vorazes tudo levava que dois vencedores venceriam se fosse do mesmo distrito, então, resta somente Petta e Katniss. Mas, após enfrentarem o gran finale, as regras mudam é somente um vencedor será coroado. E como ato de rebeldia, Katniss, faz com que não haja nenhum vencedor, fazendo com que ela e Petta ingira as amoras cadeado (fruta venenosa). Porém, os idealizadores do jogos intervém, deixando bem claro que Katniss pagará pelo ato.

Em chamas, tudo começa bem, ou, mais ou menos bem, após sua encenação nos Jogos, Katniss teve que se defender dizendo que não suportaria viver sem Petta, mas isso não passa de mentira. Com seu ato de rebeldia visto por todos em Panem, a garota em chamas a caba de acender um barril cheio de pólvora preste a explodir, mas, não é isso que o Presidente Snow quer, então ele ameaça a todos da família de Katniss para poder se assegurar de que ela não botará tudo a perder.

Porém, no tour dos vitoriosos, em que ela e Petta estão discursando sobre sua vitoria, e dando seus pêsames aos tributos mortos no distrito 11, distrito da pequena Rue, que fora morta nos Jogos, Katniss comete um erro, e assim começa um levante.

E neste ano, no aniversário septuagésima quinta edição dos Jogos, haverá o terceiro Massacre Quaternário. Para lembrar a todos os cidadãos dos Dias Escuros, dos quais nasceram os Jogos Vorazes, foram criados também, que a cada 25 anos o aniversário seria marcado por um Massacre Quaternário. Tipo os jogos dez vezes mais sangrento do que ele já é.

No aniversário de 25 anos, para lembrar aos rebeldes, cada distrito teve que escolher o seu tributo. No aniversário de 50 anos, para lembrar aos rebeldes a cada cidadão que havia morrido, cada distrito teve que enviar duas vezes o número de tributo, no total 48 invés de 24. E agora no aniversário de 75 anos, para lembrar aos rebeldes que nem mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da capital, os tributos serão escolhidos a partir do rol de vitoriosos vivos. Resumindo, Katniss, voltará para a arena. 
Você poderia viver centenas de vidas e não merecê-lo.
É, em chamas pegou todos de surpresa, e como na época eu ainda não tinha os livros, acabei assistindo o filme e fiquei surpresa na leitura o quanto eles tentaram ser fiel, para falar verdade 85% do filme é fiel ao livro. Mas, voltando ao assunto.

Ta na cara que Snow quer Katniis morta, ela é o tordo, o símbolo da rebelião. Mas, não será tão fácil matá-la, agora ela esta agindo como uma tributo profissional, assim, mesmo que quase perto de zero, ela ainda tem chances de sobreviver. Porém, ela fez uma escolha, salvar Petta e não a si.
Tentei o Maximo não soltar demais do livro, mas isso é uma coisa bem difícil. É quase que inspirador ler esse livro, como em Jogos Vorazes, Em chamas volta novamente a critica social que fez, porém muito maior agora, já que agora todos estão ferrados. Pra falar a verdade, eu amo essa trilogia porque ela não gira em torno do romancezinho entre Petta, Gale e Katniss, mas sim que é uma estória a ser pensada, porque num futuro próximo, alguém ira sofrer as conseqüência de nossos atos.
Como sempre Suzanne nos apresenta novos personagens fazendo com que nos apaixonamos instantaneamente por eles. A muitas coisas para se dizer de Em chamas, porém não posso pois estragaria todo o brilho da estória. Só digo que, mais uma vez a escrita da Suzanne me conquistou fazendo com que eu devorasse o livro em alguns dias. E de que se você está evitando o livro pelo motivo dele ter virado modinha, simplesmente você estará perdendo uma ótima estória.

Alguém já leu o livro? Gostou? Deixem nos comentários. 
Beijos, 









8 comentários:

  1. Li faz um tempinho, gostei bastante, mas se desenrolou de uma maneira que eu não esperava! Acredita que curti bem mais o filme? rs
    Seila, gosto só do primeiro livro, não sei o que eu esperava da trilogia inteira, mas não era isso. Sabe quando você se decepciona mesmo quando não espera algo concreto? rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também curti bastante o filme, para falar a verdade assisti primeiro e só depois fui ler. Mas a paixão só aumentou. Essa trilogia divide muitos os fãs e é complicado dizer qual dos livros é o melhor..
      Biejos,

      Excluir
  2. AMO esse livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse livro. Suzanne é uma gênia, mas nesse volume ela realmente se superou, foi o melhor de todos pra mim, de longe. E o filme ficou bem fiel mesmo, uma das melhores adaptações que já vi.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, o filme sinceramente me deixou de boca aberta, foi magnifico e muito fiel ao livro.
      Suzanne <3

      Excluir
  4. Oiee
    Essa é uma série que pretendo ler, por isso não vi os filmes, contudo não sei quando farei isso já que não pretendo comprar. Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Mah,
      Vale a pena ler os livros, mas os filme são realmente bons. Da uma chance .
      Beijos,,

      Excluir

O blog Miih e o Mundo Literário agradece pelo comentário.